sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Estética


Um dos maiores agentes motivadores que levam as pessoas à buscarem um nutricionista é ter o corpo perfeito. E muitas vezes, o que observo é que esta busca é um pouco cega. Esta “cegueira” acredito eu, se dá por algumas razões, mas eu considero a mais relevante, a falta de conhecimento da profissão. Muitos acreditam que o nutricionista é apenas um dietista, não um profissional de saúde. Tanto que alguns questionam sem passamos “medicamentos” para emagrecer.

E lamento quando vejo a decepção no rosto das pessoas. Mas felizmente, nós nutricionistas, somos profissionais que visam a promoção de saúde. Não somos profissionais que estimulam as pessoas a caírem nas “loucas aventuras” para atingir o corpo perfeito, pois infelizmente, muitas dessas aventuras são como drogas, dão prazer por algum tempo, mas depois “dão a conta”, com ganho excessivo de peso, ou perda excessiva (anorexia), e em todas, o estado psicológico é afetado.

Mas me alegro quando vejo que um paciente entende o tratamento de reeducação. E mais feliz quando ele atinge seus objetivos, apenas alimentando-se bem.

É inevitável que uma reeducação alimentar bem aplicada e exercida, assim como a prática de atividades físicas trarão ao indivíduo o tão sonhado “corpo perfeito”, condicionamento para as atividades cotidianas, mas acima de tudo, saúde.

E fazendo uso de uma frase milenar, espero que possam refletir:

“Mente sã em corpo são”

Nenhum comentário: