quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Malhação com Saúde

Hoje serei breve... e meu alvo é a galera da “malhação pesada”.

Para quem acha que para ter um corpão sarado... malhadão... é preciso comer apenas alimentos ricos em proteínas, se engana.

As proteínas são de fato muito importantes, pois vão formar as células, os aminoácidos entram na formação do DNA e RNA...mas é importante também fazer a ingestão de carboidratos e gorduras.

Os carboidratos são tão essenciais, ou mais, que as proteínas, pois uma boa ingestão de carboidratos vai fornecer a quantidade de energia necessária para a atividade física sem comprometer as proteínas, pois, no momento que os níveis de energia caem, ou seja, a glicose disponível, seja do sangue, seja a muscular (glicogênio), o corpo passa a degradar proteína e gordura para fornecer energia.

Obs.: o nosso cérebro usa exclusivamente a glicose como fonte de energia, se falta glicose, o cérebro avisa (sensação de fome), se demora para comer, ele reclama (dor de cabeça), se enrolar demais ele dá um tranco (desmaio)...

Além disso, as gorduras estão presentes nos hormônios e são a fonte de energia do fígado, o “lixeiro” do nosso corpo, é ele quem faz a desintoxicação do organismo, seja de álcool, seja de drogas legais ou ilegais.

Pense bem quando for fazer uma dieta, sem orientação, mirabolante para ganhar a tal “massa muscular”, você pode trazer prejuízos enormes à sua saúde.

Evite usar suplementos sem orientação (um aviso: Balconista de farmácia não é farmacêutico, médico, nutricionista, dentista, veterinário etc). O uso indiscriminado pode trazer prejuízos hepáticos ou renais. Até mesmo os grandes atletas, os “Misters Universe” sabem que existem limites.

Bom fim-de-semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa =)
(Glem)