domingo, 2 de setembro de 2007

O Nutricionista


O nutricionista é um profissional com formação generalista, humanista e crítica, capacitado a atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexões sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Em resumo, é um profissional que visa a promoção de saúde.

A profissão foi regulamentada em 1967, pela lei federal no. 5.276 e hoje substituída pela lei no. 8234, de 1991 e, é representada por órgãos como o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) e CRN (Conselho Regional de Nutricionistas).

O nutricionista é um parceiro, um parceiro em várias áreas, e posso citar aqui algumas: medicina, educação, empresas do ramo alimentício e governo. As áreas de atuação do nutricionista são classificadas da seguinte forma: Alimentação Coletiva; Nutrição Clínica; Saúde Coletiva; Docência; Nutrição Esportiva; Indústria de Alimentos e; Marketing em Alimentação e Nutrição. Atualmente um novo campo se abre para os nutricionista, a área técnica, de assessoria à empresas.

Ao longo vou detalhando cada área, para que tenham mais conhecimento do vasto campo de atuação do nutricionista.

Nenhum comentário: