terça-feira, 4 de setembro de 2007

Pão e Água


Existem pessoas que acreditam que apenas reduzindo drasticamente o consumo perderá peso. Bem, a boa notícia é que isso é verdade! Mas... e como dizem... é no mas que reside a verdade... ou a fatia maior dela. Não é recomendável manter um regime, porque é este o nome e não dieta, por um período muito longo você depreciará alguns nutrientes e poderá a promover algum tipo de deficiência em vitaminas e minerais, ou até mesmo comprometendo seu rendimento, seu dia-a-dia. "Como assim comprometer meu rendimento?"
Redução de energia implica redução de eficiência...força..disposição!
Sem falar que do momento em que você retorna os velhos hábitos, o corpo recuperá a velha forma.
Por isso, o importante é uma dieta, uma reeducação alimentar.
A reeducação tem a finalidade de equilibrar seu consumo, "encaixar" dentro das suas necessidades a quantidade calórica para tal.
Um exemplo:
Duas pessoas, com a mesma idade, mesmo tamanho e mesmo sexo, a principio terão o mesmo gasto energético. Mas se uma delas pratica esporte e trabalha e a outra apenas estuda, obviamente, a primeira terá um gasto maior, o que implica em um consumo maior de calorias.
Mas a reeducação também avalia o estado fisiológico da pessoa, possíveis doenças (dislipidemias - colesterol e triglicerideos alterados - diabetes, hipertensão), o estado psiquico, o estado cultural e economico.
A reeducação só é possível quando se avalia globalmente o indivíduo. E é por esta razão que toda dieta é individual.

Nenhum comentário: