quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Sempre à lançar...

Pois é...estão sempre à lançar uma nova moda... uma nova tendência e, claro, um novo conceito de “dieta”.

E hoje vou falar de um novo conceito, recentemente com reportagem publicada no “O Globo” (clique na figura). A princípio, ao longo da reportagem não observei grandes problemas neste conceito, aliás, quero deixar claro, não sou e nem aspiro ser “dono da verdade”, mas não posso negar meu olhar profissional sobre qualquer assunto que diga respeito á Nutrição.

A “Dieta dos Hábitos” parece pertencer à uma nova vertente das dietas gerais e atuais, ou seja, parte do princípio do “liberalismo”, do que “tudo pode...” desde que... Ainda não li muito a respeito, mas pelo que pude entender, a simples mudanças dos hábitos diários (não alimentares) favoreceria que o indivíduo atinja seu peso ideal.

E aqui faço uma observação.

Em minhas consultas, além de explicar e orientar meus pacientes quanto à adoção de novos hábitos alimentares, saliento que apenas a dieta não “faz milagres”, ajuda enormemente sim, mas não por completo. Dieta e atividade física devem caminhar juntas, e entendo por atividades físicas não somente a prática de esportes, mas a não-prática do sedentarismo. Ou seja, se você pode fazer um percurso de 1Km caminhando ou pedalando, porque fazê-lo de moto ou carro?

E quando me pergunto se determinada dieta (da lua, do sol, das estrelas,etc) fazem ou não efeito, deixo claro que sim, todas as dietas fazem efeito, mas em boa parte (e aí digo que a maioria) traz algum prejuízo, seja por deficiência de vitaminas, minerais, gordura (essenciais em diversas atividades fisiológicas do corpo), proteína ou carboidratos ou até mesmo pelo ganho de peso após o período de sacrifício.

O importante, sempre, é o equilíbrio. É buscar o ponto onde seu corpo recebe aquilo que precisa, a quantidade ideal para seu bom funcionamento.

Lembre-se da história: os extremismos nunca chegaram muito longe.

2 comentários:

rodrigomilitar disse...

Hey amigao.... to meio sumido eu sei... mas to aqui lendo suas idéias!
Parabens!!!

Flavia disse...

Querido irmão
estou adorando seu blog
está de parabénns
bjs de sua irmã
^^