sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Diabetes

O que é a Diabetes?
É uma doença que afeta diretamente a captação de glicose pelas células. Ou seja, as células param de receber a glicose necessária para realizar suas funções, uma vez que a glicose é a fonte de energia das células.
Basicamente se divide em dois tipos, a diabetes tipo I e tipo II.
Mas antes, uma breve explicação do funcionamento de captação de glicose pelas células.
As células não absorvem a glicose de forma direta, ou seja, a célua "vê" a glicose "caminhando" pelo sangue e diz "Oi, D. Glicose, vem cá!", não, a célula precisa de um "porteiro". E esse papel cabe à insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.
Quando fazemos uma refeição, o cérebro e alguns estímulos nervosos originados no sistemas digestivo, da boca até o estômago, informam ao pâncreas que o corpo está, ou estará recebendo alimento. O pâncreas, por sua vez, começa a produzir e secretar na corrente sanguínea a insulina.
Após a disgestão e absorção dos nutrientes pelo intestino, a glicose entra na corrente sanguínea e neste momento, a insulina atua como um "porteiro", ou seja, conduz a glicose até a porta de entrada das células, como visto na ilustração ao centro da imagem ao lado.
E o que acontece na diabetes?
Na do tipo I, o que ocorre é que o pâncreas não consegue produzir e secretar insulina, assim, a concentração de glicose de eleva no sangue. Para resolver este problema, é que algumas pessoas utilizam as injeções de insulina. (ilustração superior da imagem ao lado)
Já na diabetes do tipo II, o que ocorre é na verdade uma "festa VIP", ou seja, a célula não aceita mais a glicose, a chamada intolerãncia à glicose. Mas não só à glicose, mas também à insulina. Não se tem dados completos sobre o fato, mas tudo indica que num determinado momento, as células passam a rejeitar a glicose e a insulina devido às suas elevadas concentrações no plasma. (ilustração inferior da imagem ao lado)

Nenhum comentário: