segunda-feira, 8 de outubro de 2007

A Pirâmide


Creio que muitos já tenham visto esta imagem em algum momento, talvez alguns não tenham dado muita importância, ou alguns tenham observado, mas não compreendido muito bem, e outros tenham visto e perguntado o que significa a "PIRÂMIDE ALIMENTAR"
A Pirâmide Alimentar surgiu com base em estudos desenvolvidos nos Estados Unidos sobre a alimentação da população. A dieta que estaria fornecendo as proporções ideias de cada grupo alimentar. Ela atua como um guia. Ela possui a idéia de mostrar visualmente como devemos dividir as quantidades que iremos consumir ao longo de um dia.
Sua base consiste na fonte de energia primária do ser humano, os carboidratos. Nela, também encontramos as fibras, presentes nos cereais.
No nível superior seguinte se encontram os vegetais e as frutas, fontes de carboidratos, fibras, mas principalmente, vitaminas e minerais.
No nível seguinte já observamos as fontes de protéinas, carnes, leite e derivados.
Por ultimo observamos o grupo que fornece a maior quantidade de energia, as gorduras e os óleos.
Uma dieta bem equilibrada apresenta em sua composição, atualmente, 60% de carboidratos, 15% de proteínas e o restante na forma de gorduras, 20-30%.
Então você deve estar se perguntando: "Porque as proteínas estão numa proporção menor que as gorduras e na pirâmide não é assim que ela se mostra?"
Lembre-se que nas fontes de proteínas citadas há também a presença de gorduras.

Até a próxima.

Nenhum comentário: