sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Cobalamina... a Vitamina B12


Esta é uma vitamina sintetizada por bactérias, que consistem em sua única fonte, mas esta presente em praticamente todas as formas de tecidos animais, os quais adquirem a vitamina indiretamente a partir das bactérias. Isto serve de alerta aos vegetarianos estritos, pois não há como adquirir a Cobalamina "naturalmente" a não ser consumindo carne, pois esta não ocorre em hortaliças ou frutas.
Ela é importante para o funcionamento normal do metabolismo de todas as células, especialmente para aquelas do trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. possui uma função indispensável na formação do sangue (
eritropoiese - processo de produção de eritrócitos, também denominados como hemácias ou glóbulos vermelhos).
A fontes alimentares mais relevantes são: fígado, cortes de carne bovina e carneiro, bem como em peixes e ovos. Pode, também, ser encontrada no leite de vaca.
Uma alimentação equilibrada fornece as quantidades necessárias e ideais para a obtenção desta vitamina. As quantidades recomendadas variam de 0,3µg /dia para crianças com idade de até 6 meses até 2,6µg /dia para gestantes. Lembrando que em 100g de carne bovina pode ser encontrada 100µg desta.
A carência de Cobalamina pode provocar a "Anemia Megaloblástica" (a medula óssea produz hemácias e neutrófilos gigantes e imaturos), Neuropatia associada a Deficiência de Cobalamina, Ateromas (são placas, compostas especialmente de lipídeos e tecido fibroso que se formam na parede dos vasos. Levam progressivamente a diminuição do diâmetro do vaso, podendo chegar a obstrução total do mesmo e, possivelmente, ocasionando isquemias teciduais) e Defeitos do Tubo Neural durante a formação do feto.

Nenhum comentário: