sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Fibras

Depois de um longo recesso sem escrever, voltei.

Hoje serei breve e o tema são as fibras. Falarei de sua absorção e benefícios desta absorção.
Pelo gráfico ao lado temos duas situações, em A, temos uma absorção ocorrendo com a presença de fibras na refeição, pelo intestino e, em B, uma absorção sem a presença de fibras na refeição.

Para um atleta que necessita de energia imediata ou um indivíduo que sofre de hipoglicemia (redução dos níveis de glicose no sangue) a situação B é a mais indicada, pois fornece energia imediata, porém, da mesma forma que esta energia é absorvida rapidamente, o gasto/consumo também, seja pela necessidade, seja pelo seu armazenamento nas células (musculares ou adipócitos).
Mas quando realizamos uma refeição rica em fibras (situação A) favorecemos algumas situações:
1- as fibras controlam a absorção de nutrientes pelo intestino, fazendo com que o alimento permaneça por mais tempo e percorra um espaço maior, distribuindo de forma mais equilibrada todos os nutrientes pelo tubo digestivo, desta forma, as concentrações de "glicose", por exemplo, se mantém mais equilibradas no sangue, permitindo uma oferta da mesma por mais tempo às células, assim, reduzindo a sensação de fome.
2- percorrendo maior área do intestino, melhora a formação do bolo fecal, ou seja, permiti que as fezes tenham um aspecto mais pastoso e reduzindo os problemas com constipação (prisão de ventre), pois as fibras também absorvem água, amolecendo assim as fezes.

Assim, recomendo que sempre que fizer uma refeição, aumente a oferta de alimentos ricos em fibras, como os vegetais folhosos.

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