quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Salmonella


A Salmonella sp. é um gênero de bactérias, pertencente à família Enterobacteriaceae, sendo conhecida há mais de um século. Tem em seu nome uma referência ao cientista estadunidense chamado Daniel Elmer Salmon, que associou a doença à bactéria pela primeira vez. Pertence ao grupo debactérias do tipo “Gram Negativa”.

A espécie Salmonella enterica é subdividida em seis subespécies: enterica, salamae, arizonae, diarizonae, hutnae e indica. A espécie Salmonella enterica subespécie enterica, por sua vez, possui uma grande variedade de sorotipos, que são designados após a subespécie ou após o gênero, escritos com letra maiúscula, tais como: Enteritidis, Typhimurium, Typhi, Agona, Infantis, Weltvreden, London, Javiana e outros. Existem mais de 2500 sorotipos de Salmonella descritos.

Atualmente é um dos microrganismos mais frequentemente envolvidos em casos e surtos de doenças de origem alimentar.

A Salmonella pode provocar três patologias, a mais grave sendo a febre tifóide, mas estão também entre as doenças provocadas pela Salmonella as febres entéricas e as salmoneloses, sendo estas as mais comuns. Os sintomas típicos de salmoneloses são: diarréia, febre, dores abdominais e vômitos, surgindo, em média, 12 a 36 horas após o contato com o microrganismo.

Uma das formas mais eficientes de se combater é o emprego de calor nas preparações dos alimentos. Outra forma é adquirir produtos animais com inspeção sanitária, já que é uma bactéria que vive dentro do trato intestinal dos animais, principalmente aves.

Nenhum comentário: