segunda-feira, 3 de março de 2008

Hidratação


Estamos passando por um período de muito calor, um veranico como alguns dizem. Altas temperaturas... baixa umidade.. sede. Nosso corpo tem formas peculiares de se comunicar conosco. A sensação de sede é uma delas.
Nosso corpo tem em média 54% do seu peso composto de água.
É importante mantermos o corpo hidratado. Mesmo que você não goste da água pura e simples, não deixe de ingerir líquidos.
A água, pura ou presente em diversos alimentos, auxilia na digestão, deixando o bolo alimentar úmido e facilitando assim sua passagem pelo trato intestinal. Auxilia na formação do bolo fecal, deixando-o mais amolecido e consequentemente diminuindo os problemas com constipação. A água também esta presente no controle hidroeletrolítico, ou seja, ela atua de forma decisiva no equilíbrio dos sais minerais que ingerimos, evitando, por exemplo, o aumento de volume nos vasos sanguíneos que pode levar à hipertensão.
Favorece a elasticidade da pele, ajuda a reduzir a temperatura corporal (suor), mas também é um veículo "formidável" de contaminação, e por esta razão, deve-se ter cuidado com a qualidade da água que você consome.
Beba água, viva com saúde!

Nenhum comentário: