sábado, 12 de abril de 2008

Parte II - Endorfina


Outro hormônio "show".

Quem malha sabe do que to falando. Quem sofre com dores crônicas também.

Parece um assunto até chato, porque quem lê este Blog já deve ter raparado que sempre falo em "boa alimentação" e "atividade física". Sempre falo na importância de ambos, da necessidade de fazer os dois em conjunto.

Mas hoje vai mais uma justificativa para a importância das atividades físicas.

A endorfina é um neurotransmissor, produzida em resposta à atividade física, visando relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem estar. Não estranhe se estas sensações se assemelharem com as mesmas do orgasmo, porque a endorfina também é liberada após o ato sexual, provocando uma intensa sensação de relaxamento no casal e alguns, até adormecem após a relação. Mulheres, tendo em vista tal informação, não culpem seu companheiro por “roncar” após a relação, culpem a “endorfina”, ok?

Efeitos principais das endorfinas:

  • Melhoram a memória;
  • Melhoram o estado de espírito (bom humor);
  • Aumentam a resistência;
  • Aumentam a disposição física e mental;
  • Melhoram o nosso sistema imunológico;
  • Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos;
  • Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos (radicais livres);
  • Aliviam as dores.

Agora imaginem que há pessoas que para terem esses benefícios abdicam da prática das atividades físicas e otam pelo uso de medicamentos.

Quer prejuízo maior.

Outro dia, numa brincadeira, fiz o seguinte "esquema" com uma amiga:
Se você faz atividade física, você aumenta a liberação de endorfina, melhorando seu bom-humor. Uma pessoa bem humorada normalmente é mais "jovem", sofre menos com os efeitos do envelhecimento (aí você vai ler sobre radicais livres, que favorecem o envelhecimento e depois lerá que a endorfina...remove os radicais livres), assim gasta menos com produtos "anti-rugas" "anti-envelhecimento" etc... primeira economia!
Se você faz atividade física, você aumenta a liberação de endorfina, melhorando seu sistema imunológico. Acrescente á isso uma alimentação equilibrada, com quantidades boas e excelentes de vitamaninas e minerais! Importantes para o... sistema imunológico! Bem, com sistema imunológico fortalecido, diminuem as chances de infecções oportunistas, assim, diminuem os gastos com medicamentos, com ausências no trabalho ("Alô empresários! Se liguem!"), assim... segunda economia!

Bem, diante de tantos benefícios... deixo as seguintes perguntas:

Gosta de viajar?

Já pensou no presente para o dia 12 de junho?

Não sabe de onde tirar dinheiro para fazer uma poupança???

Hum... se você quiser, acrescente as suas indagações e avalie se você tem feito algo bom de fato para "favorecer" suas conquistas financeiras... sem falar na sua saúde!

Um grande abraço!

Um comentário:

Massagem disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Massagem, I hope you enjoy. The address is http://massagem-brasil.blogspot.com. A hug.