sexta-feira, 25 de abril de 2008

Sugestões Para "Combater" a ANSIEDADE


Na coluna anterior falei sobre a ansiedade, os prejuízos que ela traz, principalmente para quem esta querendo emagrecer.

Eu sempre procuro passar a meus pacientes e amigos que é importante sempre se manter "ocupado". Não uma ocupação trabalhosa, mas também prazerosa. É importante ter durante seu dia momentos de lazer, descontração, momentos seus. Ler, passear, caminhar, correr, viajar, nadar, ir à praia, ao cinema, ao parque, à casa de um amigo, escrever uma carta, um livro, um poema! Por que não? Faça algo novo na sua vida, saia do cotidiano, ele aprisiona! Conheça novas pessoas, novos lugares, visite museus, leia novos autores. Aprenda um novo idioma, tocar um instrumento.
Namore...ame alguém...compartilhe!

Faça uma boa ação!

Levante mais cedo...saia e respire profundamente o ar da manhã.

Agora vou deixar algumas sugestões para você começar a mudar.

  • Procure dormir bem. Desligue-se de tudo na hora de deitar. Em silêncio, pense somente em atividades agradáveis. Uma noite mais tranqüila, garante repouso profundo e, consequentemente, mais disposição para enfrentar o dia seguinte;
  • Acorde mentalizando boas realizações. Acredite que tudo dará certo e que você conseguirá atingir o seu objetivo;
  • Faça suas refeições e lanches em horários regulares todos os dias. Dessa forma, você estará no controle dos horários e evitará comer a qualquer momento;
  • Evite fazer outra atividade enquanto come, como: assistir televisão, ler uma revista, falar ao telefone, entre outras. Isso poderá distraí-la(o) e você não perceberá o quanto está comendo. Além do mais, toda vez que se sentar para ver televisão, por exemplo, você se lembrará da comida;
  • Procure fazer atividades que proporcionam prazer. Pode ser aquela visita ao cabeleireiro, um cinema, uma viagem;
  • Quando sentir impulso de comer fora dos horários das refeições e dos lanches, experimente escovar os dentes para distrair-se;
  • Não faça compras com o estômago vazio. É mais fácil comprar compulsivamente quando está com fome;
  • Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que precisa e compre somente o que estiver nela!
  • Mantenha-se ocupado. Você pode ler, costurar, limpar a casa, molhar as plantas, escrever cartas e e-mails, arrumar gavetas, ir às compras ou tomar um banho demorado para evitar comer a cada minuto;
  • Mantenha-se longe de alimentos "tentadores". Não compre, ou esconda, alimentos que sejam ricos em calorias. Lembre-se: longe dos olhos, longe da boca!
  • Planeje uma "recompensa semanal" para estimular a si próprio, como por exemplo, compre uma roupa nova sempre que você tiver conseguido boas mudanças em seus hábitos alimentares e nos exercícios físicos.


Uma excelente vida para você.

Para fechar, vou colocar um versículo que para mim é mais do que um milagre de Jesus, é um convite.


"Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa"

Mateu 9.6

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