domingo, 29 de junho de 2008

Constipação Intestinal


Um dos problemas que mais ouço de meus pacientes é o problema com "intestino preso", a constipação instestinal. Infelizmente, só é tratada porque o tema é abordado durante o inquérito nutricional, pois a verdade é que, mesmo sendo um transtorno na vida de muitos, poucos se preocupam de fato em tratar e convivem com os prejuízos da constipação como se fosse algo "normal", quando na verdade, com pequenas mudanças de atitude, pode-se viver melhor.
Dentre as razões que podem levar uma pessoa a ter constipação estão, por exemplo o baixo consumo de fibras alimentares, alguns medicamentos (antidepressivos, anti-hipertensivos entre outros), desidratação, gravidez, uso sistemático de laxantes, diabetes, anormalidades endócrinas (disfunção hormonal) e outros.
A Constipação pode causar, entre diversos fatores: inquietude, indisposição, alteração do apetite e do humor, dor de cabeça, dores abdominais e febre.
Atitudes simples,
novamente o binômio "boa alimentação + atividade física", podem ajudar a melhorar o quadro e até mesmo "acabar" com a constipação constante, como: aumento na ingestão de fibras vegetais (cereais, verduras etc.), prática de atividades físicas, consumo regular de água, entre outros.
Procure um(a) nutricionista e faça uma avaliação, veja onde esta errando e o que você pode fazer para melhorar.

Nenhum comentário: