domingo, 20 de julho de 2008

Infarto Agudo do Miocárdio


É uma doença grave que ocorre quando há interrupção da circulação do sangue que irriga o múculo cardíaco (miocárdio). Esta interrupção ocorre quando há obstrução da circulação do sangue em uma artéria coronária em consequência da ruptura de uma placa de aterosclerose. Devido a uma série de fatores que podem ser evitados ou controlados, tais como a pressão alta, o colesterol elevado, o diabetes, o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade, ocorre a formação de placas de aterosclerose na parede das artérias que, ao se romperem, causam a interrupção da circulação sangüínea nas artérias coronárias, levando ao infarto.

Uma boa alimentação (mais uma vez) e a prática regular de exercícios são fatores fundamentais para redução dos riscos.

E aqui faço um comentário/desabafo:
Me arrisco hoje a dizer que os principais problemas de saúde que tomam conta da população mundial (não digo nem nacional) são doenças evitáveis apenas com a adoção de bons hábitos alimentares e de atividades físicas em, praticamente, 99% dos casos.
Quando os médicos irão se conscientizar que é melhor tratar o problema na raiz do que fazer seus pacientes gastarem o que muitas vezes não têem em medicamentos (leia-se: drogas).
Quando os governos irão se voltar ao atendimento de base, aos programas de prevenção ao invés de gastarem rios de dinheiro com os tratamentos?
Quando você irá mudar seu estilo de vida?
Mente sã...em corpo são...
Corpo sadio... vida saudável... mais disposição, mais rendimento no trabalho, nos estudos, mais alegria para viver!

Reflita!

Nenhum comentário: