domingo, 27 de julho de 2008

Mitos Alimentares


Quantas vezes me deparo com perguntas do tipo "Comer depois de 20h causa ganho de peso??" e ainda ouço para fechar a pergunta "Eu juro que engorda, todo mundo diz que engorda!". Incrível como uma mentira possa ganhar tanto "poder". Antes de continuar, vamos à definição de "mito" de acordo com o dicionário Aurélio: Mito: 1. narrativa de significação simbólica, e que encerra uma verdade cuja memória se perdeu no tempo. 2. pessoa, fato ou coisa real valorizados pela imaginação popular, pela tradição, etc. 3. coisa ou pessoa fictícia, irreal; fábula.
Diante desta definição, vamos falar de alguns mitos, começando pelo já citado:
Comer após as 20h engorda.
Bem, não importa a hora que você coma, o que importa é a quantidade que você ingere, total, de calorias ao longo de um dia e o quanto você consome. É conta simples: se você gasta ao longo de um dia uma quantidade X de calorias e consome X, você não ganha, mas também não perde peso, mas se você ingerir uma quantidade 20% menor de calorias em suas refeições, você perderá peso. Ou, se você manter a ingestão de calorias em X, mas aumentar o gasto de energia ao longo do dia em 20%, você também perderá peso, independente do horário que venha a fazer a refeição. Ou seja, não é o horário que engorda, se fosse assim, as pessoas que trocam o dia pela noite iriam ser obesos de carteirinha, não acha?
Produtos Naturais para emagrecer são seguros e efetivos.
Bem, vou usar uma comparação bem simples e "pesada". Maconha é natural, e faz bem? Você pode até dizer que para certos tratamentos é, mas sinceramente, sabemos que não. Quer outro exemplo? Algumas pessoas são alérgicas a plantas, flores, ervas etc... e todas elas são naturais, não são? Então porque fazem mal? Produtos naturais não são 100% seguros, muito menos 100% efetivos. O desempenho, os resultados esperados ao se usar um produto natural vai variar de pessoa a pessoa, pois somos organismos independentes, fisiologicamente falando, e isso nos dá características próprias, assim como existem pessoas que possuem metabolismo acelerado e tem dificuldade em ganhar peso e outras que possuem metabolismo mais lento e acabam ganhando peso com facilidade.
Rótulos que dizem "Sem Gordura" significam sem calorias.
Meu DEUS, não pense isso jamais! Se fosse assim, açúcar não engordava, não é?
Não é porque um alimento é sem gordura que ele não possua calorias. Carboidratos (açúcares) e proteínas também tem calorias, mas em menor quantidade.
Peixe não tem gordura e não tem colesterol.
Os peixes também tem gordura, mas não se desespere, a quantidade de gordura e colesterol presente nos peixes é bem menor que nas carnes vermelha e de frango. E o pescado tem uma gordura "boa", os "ômegas" 3 e 6, que são importantes combatentes do colesterol no corpo.

Hoje fico por aqui...em breve acrescento mais alguns mitos à sua lista.
Se tiver algum e queira saber se é mito ou verdade, escreva, deixe seu recado.
Um grande abraço!

Nenhum comentário: