domingo, 10 de agosto de 2008

Meu HDL tá alto! Ai Meu DEUS! Calma... leia este "post" antes de se desesperar

Bem,
de vez em quando entram pacientes em meu consultório, carregando os exames e perguntando: "Dr, meu HDL tá bom? E o meu LDL? Quem é o bom nessa história?"
Já escrevi em oportunidade anterior, mas não custa reprisar.
O HDL é o "famoso" colesterol bom. É ele quem auxilia na remoção do "mau colesterol", neste caso, o LDL. O HDL, em conjunto com o LDL, VLDL e outros subtipos (se posso chamar assim) constituem o Colesterol Total. Muitas vezes um indivíduo possui o Colesterol Total alto, acima de 200, mas na análise das "frações", observa-se, por exemplo, que o LDL esta normal e o HDL alto. Isso seria preocupante, se o paciente já possuir um histórico de cardiopatia, mas não custa lembrar que é sempre importante buscar uma orientação médica para um completo diagnóstico.
Esta tabelinha, tem apenas a função de orientar e "diminuir" um pouco a ansiedade, quem sabe não estou ajudando aqueles que sofrem da "Pressão alta na sala de espera/consultório"???
Um grande abraço e até logo.

Nenhum comentário: