quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Soja Pode Influir na Fertilidade


Homens que fazem tratamento para infertilidade devem prestar atenção no tipo de alimento que estão consumindo. Especialmente naqueles que são considerados saudáveis, como os que são preparados à base de soja.

Uma pesquisa realizada pela faculdade de saúde pública da Universidade Harvard (EUA) constatou que a ingestão diária do equivalente a meio copo (100 ml) de leite de soja pode diminuir pela metade a contagem de espermatozóides no sêmen.

Alguns estudos em animais já apontavam uma relação entre o consumo de isoflavona (fitoestrógeno encontrado na soja) e a infertilidade. O trabalho da Universidade Harvard, publicado no periódico "Human Reproduction" , é um dos primeiros e o maior realizado com humanos.

Durante seis anos, foi analisado o consumo de 15 alimentos à base de soja por 99 homens em tratamento para infertilidade. Os que ingeriam maiores quantidades apresentaram cerca de 41 milhões de espermatozóides por ml a menos do que os que não comiam soja. Considera-se normal a contagem de 80 a 120 milhões de espermatozóides por ml.

A pesquisa também mostrou uma forte relação entre sobrepeso, consumo de soja e menor número de espermatozóides.

Nenhum comentário: