sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Vale vai adotar o Parque Estadual da Ilha Grande



Reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera, a Ilha Grande vai ganhar um padrinho valioso para seu desenvolvimento sustentável.

O Parque Estadual da Ilha Grande será adotado pela mineradora Vale. O anúncio será feito nesta sexta-feira pelo presidente da empresa, Roger Agnelli, que também preside o Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande (Consig). No sábado, em Angra, Agnelli entrega ao governador Sérgio Cabral o Plano de Desenvolvimento Sustentável (PDS) da Ilha Grande. Na mesma ocasião, haverá a formatura da primeira turma de 25 guardas-parque do estado que vão atuar na ilha, eleita em campanha do GLOBO como a segunda maravilha do Estado do Rio.

O PDS é resultado de um trabalho feito nos últimos três anos pelo Consig, formado por empresários e representantes da sociedade civil preocupados com a crescente degradação da Baía da Ilha Grande. O Consig mobilizou 25 jovens para entrevistar 200 moradores, 90 empresários e 20 entidades, e, assim, conhecer a realidade da ilha. Com o diagnóstico pronto, representantes das 15 comunidades da Ilha Grande participaram de 32 oficinas e reuniões, nas quais surgiram 264 propostas. Essas idéias geraram uma agenda de 23 projetos prioritários.

O PDS prevê uma série de ações, entre as quais a própria adoção do Parque Estadual da Ilha Grande pela Vale; investimento de R$ 4,8 milhões em saneamento básico, com recursos da prefeitura e do governo do estado; reflorestamento de áreas degradadas; sinalização das trilhas; melhoria dos serviços de saúde, da coleta e destino final do lixo, da telefonia e da energia; plano diretor da Ilha Grande; incentivo à maricultura; e capacitação dos jovens.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: