quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Crianças mais pesadas têm mais risco de machucar braços e pernas

Um estudo sobre crianças envolvidas em acidentes de carro revelou um padrão de ferimentos surpreendente: embora crianças mais pesadas não tenham maiores chances de se machucar do que as outras, a probabilidade de que machuquem seus braços e pernas é bem maior.

O artigo, publicado na edição de dezembro da publicação "Injury Prevention", examinou registros de 3.232 crianças com idades entre 9 e 15 anos envolvidas em acidentes de carro. O risco de se machucar seriamente nas extremidades era mais de duas vezes e meia maior para crianças acima do peso ou obesas. A associação persistiu mesmo após o ajuste estatístico por outros riscos, como sentar-se no banco da frente, não utilizar o cinto de segurança e andar num carro mais velho (o estudo envolveu carros com modelos a partir de 1990).

“Ser obeso não significa ter maiores probabilidades de se machucar,” disse Keshia M. Pollack, principal autora e professora-assistente de administração de diretivas de saúde na Universidade Johns Hopkins. “Mas o padrão de ferimentos varia pelo índice de massa corporal (IMC). O importante agora é saber o que isso significa para a prevenção.”

Os pesquisadores estavam incertos a respeito da razão da descoberta, mas suspeitam que crianças obesas podem ser mais suscetíveis a fraturas sob quaisquer circunstâncias. Também é possível que a maior massa de uma criança acima do peso resulte em uma força de impacto maior nos braços e pernas.

Os pesquisadores reconhecem que algumas informações dependem de dados fornecidos pelos passageiros, que nem sempre são confiáveis.

Fonte: G1

Nenhum comentário: