sábado, 24 de janeiro de 2009

Quais os Cuidados Básicos na Preparação dos Alimentos em Casa?

Um conceito básico, mas fundamental no cuidado com a preparação dos alimentos, é manter a higiene e a limpeza dos mesmos, do manipulador de alimentos e do ambiente no qual serão feitas as preparações.

Primeiramente, antes de manipular os alimentos, e durante a preparação, deve-se lavar as mãos. Os equipamentos, superfícies e utensílios a serem utilizados também devem ser corretamente higienizados.

Alimentos crus, principalmente carnes e peixes, devem ficar separados dos cozidos, assim como os utensílios utilizados para o manuseio.

Depois de prontos, os alimentos não devem permanecer em temperatura ambiente por mais do que duas horas. O armazenamento na geladeira pode durar até cinco dias, ou menos dependendo das características do alimento, sob temperatura ideal de 4ºC. É importante que os alimentos sigam a seguinte disposição na geladeira, visando à não-contaminação de uma preparação para outra: na prateleira inferior ficam os alimentos crus; na superior, os alimentos cozidos e prontos para o consumo e nas prateleiras intermediárias, armazenar os alimentos semi-prontos.

Quanto à etapa de descongelamento: os alimentos não devem descongelar à temperatura ambiente. Existem três maneiras para este processo: sob refrigeração; em água abaixo dos 21ºC por até quatro horas ou no forno de microondas, quando o alimento for submetido à cocção imediatamente após o descongelamento.

Vale lembrar que a água utilizada nas preparações deve ser filtrada ou fervida. Os vegetais, legumes e frutas que são consumidos com a casca devem ser higienizados com água sanitária própria para este fim, obedecendo a diluição de 10 ml ou 1 colher de sopa rasa para 1 litro de água.

Nenhum comentário: