quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quer uma Desculpa para ser Ocioso? Cochilos Diurnos Podem melhorar a Memória!


Estudo conduzido pelo pesquisador Avi Karni da Universidade de Haifa, em Israel, explora a possibilidade de que cochilos ajudem a fixar memórias de longo prazo. Um cochilo diurno de 90 minutos seria o melhor para este efeito.

Karni declara: “Ainda não sabemos o exato mecanismo de processamento da memória que ocorre durante o sono, mas os resultados deste estudo sugerem a possibilidade de acelerar a consolidação da memória. No futuro talvez possamos fazer isso artificialmente.”

As memórias de longo prazo são aquelas que permanecem conosco por anos, como as memórias de “o que” (ex: um acidente de carro que aconteceu em tal dia) ou “como” (ex: habilidade aprendida de tocar um instrumento).

O estudo foi publicado em uma edição recente do jornal Nature Neuroscience. Os participantes foram instruídos a aprender uma complexa sequência de bater os dedos, e então foram divididos em dois grupos: os que cochilaram por uma hora e os que não dormiram. Aqueles que cochilaram de tarde demonstraram um aumento significativo em sua performance na mesma noite.

Segundo o pesquisador, “Depois de uma noite de sono os grupos se equipararam, mas o grupo que dormiu de tarde melhorou com muito mais rapidez que o grupo que ficou acordado. O sono durante o dia pode encurtar o tempo necessário para que as memórias do tipo “como” fiquem imunes a interferência e esquecimento.”

Ao invés de 6 a 8 horas, o cérebro consolidou a memória durante o cochilo de 90 minutos.

Agora temos uma boa desculpa para aquele soninho preguiçoso depois do almoço...

Fonte: LiveScience

Nenhum comentário: