domingo, 30 de agosto de 2009

Exercício Muda Conforme Fase da Vida da Mulher


A prática de atividade física depende da fase da vida da mulher. Um estudo australiano, feito na Universidade de Queensland, mostrou que eventos como casamento e aposentadoria têm impacto no nível de exercícios.

Os pesquisadores avaliaram mais de 40 mil mulheres com idades entre 18 e 75 anos, que responderam a um questionário em duas ocasiões com um intervalo de três anos entre elas. O objetivo era monitorar o comportamento em três fases da vida da mulher: juventude, meia idade e velhice.

A partir das respostas, os autores concluíram que eventos como casamento e maternidade levam a uma diminuição na prática de atividade física, enquanto a aposentadoria e a viuvez foram relacionadas a menores níveis de sedentarismo. Segundo o estudo, o fato de ter filhos quase sempre significa que a mulher muda suas prioridades. Por outro lado, exercitar-se é um meio de lidar com a perda do cônjuge, por exemplo.

Somente um terço das entrevistadas mais jovens, com idades entre 18 e 23 anos, e das mulheres na faixa entre 45 e 50 anos disseram ser ativas nos dois momentos da pesquisa. Entre as mulheres com mais de 70 anos, esse valor foi de 25%.

Segundo os pesquisadores, reconhecer os momentos associados ao sedentarismo pode ajudar a alertar as mulheres sobre os riscos da inatividade física. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário: