quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mulheres Descobrem a Corrida


Um misto de exercício físico, diversão e prazer. As mulheres estão descobrindo as delícias da corrida e não querem largar o tênis

Um top resistente, um short confortável e m tênis adequado. É tudo que você precisa para apertar o passo e usufruir dos benefícios da prática que conquista cada vez mais adeptas: a corrida.

Seja por prazer, para colocar o shape em dia ou por outros objetivos, as mulheres estão deixando as academias em segundo plano e colocando as pernas na rua. Esse é um esporte para qualquer pessoa? “A princípio, sim”, afirma Albená Nunes, personal trainer e treinador de corrida de rua da Fórmula Academia, em Belo Horizonte (MG).

Mas o profissional ressalta que não basta a vontade para iniciar a prática. “É necessário fazer exames médicos, fisioterápicos e um levantamento da história pregressa da pessoa para planejar o treinamento ideal”, ressalta.

Então, antes de sair correndo por aí, uma visita a um professor de educação física com experiência em corridas é mais do que necessária para não ter problemas com uma prática exagerada, por exemplo.

“É preciso estabelecer metas reais que podem ser alcançadas”, explica o treinador. Mais do que ter a preocupação de fazer o aquecimento e alongamento imediatamente antes da corrida, Albená atenta para alguns cuidados que parecem banais, mas são fundamentais.

“Como nossos alunos estão correndo pelas ruas, acho importante pensar no momento da corrida em medidas de segurança. Correr em ruas seguras, contra o fluxo do trânsito, sinalizar se vai mudar de direção, tomar cuidado com a música alta e não ouvir os sinais da rua, procurar lugares menos poluídos e usar roupas e tênis que chamem a atenção para que você fique mais visível”, recomenda.

Uma das dúvidas que acometem as aspirantes à corredoras é a diferença entre o treinamento na esteira e em locais abertos, como ruas e parques. Em termos de resultado e eficácia, trata-se da mesma atividade, no entanto, a esteira apresenta diferenças biomecânicas em relação às ruas, segundo o personal trainer. Mas leve em consideração a diferença entre uma opção e outra.

Correr ao ar livre garante uma variação de paisagens maior, porém, a esteira não sofre com as mudanças climáticas. E os resultados na prática? Corpo e mente são os agraciados com a escolha por essa modalidade, já que correr também é uma forma de aliviar os pensamentos e acabar com o estresse do dia a dia.

“Além de desenvolver força e resistência, ainda aumenta a capacidade cardiorrespiratória e ajuda no controle e na redução de peso”, destaca Albená.

Além de todas as vantagens físicas e de saúde, a superação é o que move os amantes da corrida. “A sensação de realização após cada prova nos mostra que é possível ir além. Os desafios são pessoais, às vezes chegar bem, em outras reduzir o ritmo, mas, ainda assim, você sempre sairá ganhando”, garante.

Por Ana Claudia Sniesko Fonte: Revista Zero/Edição 06

Nenhum comentário: