quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Quase Metade da População Americana Será Obesa em 10 anos

Um em cada 20 americanos é considerado extremamente obeso. Está em média 45 quilos acima do peso.

É tão comum que assusta. A obesidade é uma epidemia nos Estados Unidos. Um em cada 20 americanos é considerado extremamente obeso. Está em média 45 quilos acima do peso. Na maioria dos estados, quase um terço da população é obesa. As previsões são ainda piores.

Segundo um novo estudo sobre a saúde no país, em dez anos, 43% dos americanos estarão obesos. Quase metade da população adulta vai estar, em média, 14 quilos acima do padrão saudável. O sobrepeso aumenta os riscos de diabetes, doenças cardíacas e vários tipos de câncer.

O estudo mostra que a obesidade vai custar o equivalente a R$ 620 bilhões em gastos médicos - consumindo 21% do orçamento do governo americano para a saúde. Cada adulto obeso gastará em média o correspondente a R$ 15 mil por ano com remédios e atendimento médico.

O problema não vem de hoje. Nos anos 1980, catchup era considerado um vegetal no cardápio das escolas, e acompanhava outro vegetal, a batata frita. Um almoço típico nos Estados Unidos inclui hambúrguer, bacon, com muito refrigerante e bolo cheio de creme, de sobremesa. Ano após ano, são feitas campanhas educativas, mas os americanos ainda não conseguiram entender que a gente é o que a gente come.

Nenhum comentário: