sexta-feira, 12 de março de 2010

Boa Alimentação... Saúde para Cabelos e Pele

É muito comum nos atendimentos que faço ter durante a anamnese dos pacientes as seguintes respostas: "Minhas unhas quebram facilmente..." "Meu cabelo tem caído mais..." Muitas vezes o problema pode estar ligado a má alimentação. Então, para ajudar você que está lendo este post, segue um resumo sobre o assunto e dicas de como "ajudar" sua pele e seus cabelos a ficarem mais "belos".

Os alimentos são de extrema importância para a saúde geral do organismo. Sem eles, não é possível viver, sendo assim, uma boa dieta é capaz de tornar nosso corpo forte e saudável. Mas, o nosso corpo é composto por várias partes e dentre elas estão a pele, o maior órgão que temos, e os cabelos, que são essenciais a aparência física. A pele é o maior e mais extraordinário órgão do corpo humano.

Os aproximadamente 1,80 metros quadrados de pele que revestem a superfície externa do corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas do corpo, formam uma barreira protetora dos tecidos mais profundos contra a ação de agentes físicos, químicos e bacterianos e constituem aproximadamente 15% do peso total do corpo. Exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).

Escolher os alimentos certos pode ajudar a manter pele e cabelos saudáveis. Assim é necessário manter tanto a pele quanto os cabelos bem cuidados, e para isso não basta a higienização, mas, também a melhora da saúde destes.

Abaixo constam alguns alimentos que devem ser consumidos:

Alimentos fonte de Vitamina B2: Amêndoas, iogurte natural, leite desnatado, nozes, cereais integrais, queijo cottage, fígado, rim, levedura, verduras, peixe e ovos.

Alimentos fonte de Vitamina B6: Feijão, lentilha, ovos, salmão e aveia, fundamental na formação dos tecidos (colágeno e elastina).

Alimentos fonte de Vitamina C: Folhas verdes, tomate, frutas cítricas.

Magnésio: é essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios. Fontes: frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio: a deficiência desse mineral torna os cabelos finos e quebradiços. Fontes: leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

Sódio: ajuda a controlar o teor de água dentro dos fios e dá brilho. Fontes: frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Potássio: é muito importante para manter a flexibilidade e a hidratação. Fontes: carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa e semente de girassol.

Zinco: é ele que dá a força aos cabelos. Fontes: carne, cogumelo, ovo, ostra e germe de trigo.

Para a pele ficar macia e hidratada inclua mexilhões, ostras, cereais integrais, nozes e chocolate, pois possuem o cobre, que proporciona esse efeito.

E aqui, segue uma lista de alimentos específicos para fortalecimento capilar:

Pepino: por ser rico em silício e enxofre, o pepino fortalece o cabelo e estimula seu crescimento. Deve ser consumido regularmente.
Cenoura: consumida regularmente, a cenoura tem a propriedade de fortalecer os cabelos.
Vinagre: o vinagre de maçã tem a propriedade de agir contra queda de cabelos. Proporciona resultados tanto pela ingestão como pelo uso tópico.
Alecrim: ótimo tempero, mas dessa vez o uso é externo. Para combater queda de cabelos, friccione regularmente essência de alecrim sobre o couro cabeludo.

Nenhum comentário: