quarta-feira, 17 de março de 2010

Pãozinho Rápido sem Glúten!

Esta é uma receita de pãozinho sem glúten, muito rápida de fazer, e o pãozinho fica ótimo: macio, aerado, úmido e não quebra. E a casca fica crocante quando sai do forno... ! (faça o teste: dê o pãozinho para um não celíaco experimentar sem dizer que não contém glúten, ele irá se surpreender com um resultado tão bom).

Farinha sem glúten
200grs. de farinha de arroz
200grs. de polvilho doce
2 colheres (de chá cheias) de Goma Xantana*
Misturar tudo muito bem**. Guardar num recipiente de plástico ou de vidro bem fechado

Pãozinho Rápido sem Glúten
3 xícaras (de chá) de farinha sem glúten (cada xícara tem 130 gramas, portanto total = 390 gramas)
3 colheres (de sopa cheias) de açúcar
4 colheres (de sopa***) de margarina sem sal
2 colheres (de sopa cheias) de fermento em pó
2 ovos médios
1 xícara de leite (200 ml)

Modo de Preparo
Misturar todos os ingredientes em uma tigela, mexendo com uma colher. Quando estiver bem misturado, fazer os pãezinhos untando a palma da mão com margarina. Colocar em assadeira levemente untada e pincelar com gema de ovo. Aquecer o forno em temperatura máxima por 10 ou 15 minutos. Enquanto o forno está sendo aquecido, deixe os pãezinhos descansando. Passado esse tempo leve-os ao forno.

Como assar
Deixe por 05 minutos em forno máximo, abaixe para 200 graus e deixe 10 minutos nessa temperatura. Depois abaixe novamente o forno para 180 graus e deixe assar os pães por mais 10 minutos. Desligue. Retire do forno. Sirva quente ou frio com manteiga, requeijão, geléia, mel, etc...

Dicas importantes
* A Goma Xantana é encontrada em lojas de produtos naturais. (ela é muito usada como espessante, e para os que não a encontrarem em suas cidades, a loja SABOR ALTERNATIVO vende uma mistura de goma guar e goma xantana que pode ser usada para fazer os pãezinhos (a quantidade é a mesma que na receita), e faz entregas para todo o Brasil. Eles vendem saquinhos de 300g, e segundo informação recente passarão a vender saquinhos de 100g também, o link é http://www.saboralternativo.com.br/).
** Como misturar os ingredientes da farinha sem glúten: Primeiramente misture bem com uma colher, depois coloque no recipiente onde guardará a mistura. Feche-o muito bem e agite-o bastante. Deixe uns minutinhos sem abrir para assentar e estará pronto para uso.
*** As colheres de sopa de margarina não devem ser rasas, tampouco cheias demais. O peso está entre 25 e 30grs no máximo.
Bom Proveito!

Vídeo: Clique aqui para assistir ao preparo do Pãozinho Rápido sem Glúten

Nenhum comentário: