quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bolinho de Chuva sem Glúten e sem Leite

Como o próprio nome diz, esta é uma receita para comer no meio da tarde daqueles dias chuvosos... ou para o lanche das crianças. É rápida, fácil de fazer, e fica muito boa. Para ver a consistência da massa, e o modo de preparo, não deixe de assistir ao vídeo no final da receita.

Por Vera Irene Paim

Ingredientes
2 ovos
60g de açúcar
80g de farinha de arroz
80g de polvilho doce
50ml de água
10g de fermento em pó
Rendimento 20 bolinhos mais ou menos.

Modo de Preparo
Bata os ovos (pode ser com um garfo, veja o vídeo), acrescente então o açúcar e misture bem. Adicione a farinha de arroz já misturada ao polvilho e depois a água. Misture vigorosamente até formar uma massa uniforme. Coloque o fermento em pó e misture bem*.

Coloque bastante óleo em uma panela funda, e quando estiver quente, despeje a massa com uma colher de sopa, formando os bolinhos. Vire o bolinho quando estiver dourado e doure do outro lado. Retire com uma escumadeira e colocar em cima de um papel absorvente para retirar o excesso de óleo. Controle a temperatura do óleo para não queimar os bolinhos, diminuindo e aumentando de vez em quando a chama do fogo.

Prepare uma mistura de 4 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de canela pó para passar nos bolinhos enquanto ainda estiverem quentes. As quantidades de açúcar e canela podem variar conforme do gosto de cada pessoa. Caso não goste de canela, pode passar os bolinhos somente no açúcar.

Servir de preferência quentes.

* Você poderá observar que a massa cresce um pouco enquanto espera o óleo esquentar.



Nenhum comentário: