quarta-feira, 9 de junho de 2010

Frio, Água e nosso Metabolismo

Após um período sem postar, eu voltei!
Bem, hoje começo com um pedido, que tentem acompanhar meu raciocínio e entendam um pouco do mecanismo do corpo humano e os benefícios que a água pode trazer.
Imagine duas panelas com água, uma com água à temperatura ambiente, outra retirada da geladeira. Coloque as duas panelas no fogo e aqueça. Com seus conhecimentos culinários, qual levaria mais tempo para ferver? A água que estava na geladeira, correto? Bem...pense comigo então... qual delas necessitou de mais energia (calor) para aquecer e ferver?
Se você disse que é a mesma água que saiu da geladeira, está correto.
Assim é nosso corpo no período de inverno.
Quanto mais frio fica, mais energia ele gasta para manter a temperatura corporal "constante". Aumentando o gasto, aumenta-se também a necessidade de mais energia, assim, comemos mais neste período. O corpo reage à mudança do clima nos "forçando" à comer mais, especialmente alimentos ricos em carboidratos, o que justifica o aumento no consumo de doces (chocolates), bebidas quentes (chocolate), caldos e sopas.
Agora, vamos estender o raciocínio... torna-lo mais experimental, ok?
Imagine a seguinte situação: se bebermos água, fresca ou gelada neste período, seguindo as recomendações diárias, o que aconteceria? Nosso corpo gastaria mais energia para "aumentar" a temperatura da água que consumimos. Você bebe água gelada e seu "xixi" sai... quente!? Por que? Porque nosso corpo aquece a água que consumimos. Assim, estaríamos queimando calorias... mais calorias gastas... menos peso! Mais veja bem, para se perder "quilos" só consumindo água, seriam necessários litros e mais litros de água = 1 milésimo de caloria por grama, 1 caloria por litro. É preciso beber muita água para funcionar como um "milagre".
Mas vamos ajudar nosso corpo. Imagine você fazendo atividades físicas nesta época. Frio + Reeducação Alimentar + Atividades Físicas + Água fresca ou gelada = Peso Ideal.
Valeu a dica?
Espero que sim.

Mazel Tov...מזל טוב!

Nenhum comentário: