sábado, 12 de junho de 2010

Grão-de-bico - Pouco Popular mas Cheio de Virtudes

Pouco popular no nosso prato, o Grão-de-Bico ganhou destaque na mídia nas últimas semanas, isso porque recentes estudos realizados exaltaram as qualidades dos nutrientes encontrados nele.

Mesmo com custo elevado em relação aos outros membros da família das leguminosas, como o feijão, a lentilha e a ervilha, o Grão-de-Bico é saboroso, versátil e vale o investimento. Pesquisas realizadas no Embrapa (Empresa Brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário) e na USP de Piracicaba, destacaram as excelentes qualidades nutricionais desta leguminosa:

O grão de bico é uma ótima fonte de ferro biodisponível, ou seja, este mineral mesmo em quantidades menores, do que quando comparado a outros minerais presentes, é muito bem aproveitado pelo nosso organismo. Além disso, os carboidratos presentes neste grão, são digeridos e absorvidos lentamente, sendo portanto uma boa opção para compor a alimentação de diabéticos. O grão de bico também é uma boa fonte de zinco, potássio, cálcio e magnésio, é rico em fibras e também possui ácido fólico, indispensável na alimentação de mulheres grávidas, além de regular o intestino. Agora, o grande destaque deste alimento, fica por conta das proteínas. Com alto teor protéico e combinação de aminoácidos, o Grão-de-Bico é rico em TRIPTOFANO. Este aminoácido é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Macarrão com Grão de Bico

Ingredientes:
250 gr de macarrão integral;

200 gr de filé de frango em tiras;

1 unidade de cebola picada;

3 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes;

1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido;

1 unidade de cenoura em tiras;

1 copo de iogurte desnatado;

1 xícara (chá) de agrião;

quanto baste de ervas frescas;

quanto baste de castanha-do-pará;

2 colheres (sopa) de parmesão ralado.

Modo de Preparo:

Refogue o frango em uma panela antiaderente até ficar sequinho. Junte a cebola, o tomate, o grão-de-bico e a cenoura. Junte o macarrão e deixe cozinhar, mexendo sempre e adicionando água se necessário. Quando estiver praticamente seco, junte o agrião e as ervas. Misture o iogurte ao macarrão. Retire, misture e coloque em uma travessa. Salpique com a castanha-do- pará e o queijo parmesão. Sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Fonte: Equipa da Clínica de Nutrição Especializada Evie Mandelbaum

Nenhum comentário: