quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mitos e Verdades

Segue uma lista para aqueles que estão sempre se perguntando se...

...Abacaxi queima gordura
Mito Nenhum alimento queima caloria, o que queima é fazer exercício. Isso do abacaxi é a teoria do 'em vez de': se para a sobremesa você tiver duas opções, uma torta e uma fatia de abacaxi, e escolher o abacaxi e depois notar que está emagrecendo, isso aconteceu porque a torta obviamente é mais calórica, e não porque o abacaxi é milagroso.

...O que é diet não engorda
Mito Alimento diet é aquele que algum nutriente não está presente, por exemplo, não contém açúcar. Se a retirada do açúcar não for compensada com outra substância, terá menos calorias. Porém, se você comer uma quantidade muito maior da versão diet do que você comeria do produto normal, vai dar na mesma. Portanto, chocolate diet engorda, sim, tanto quanto o chocolate normal, porque eles têm praticamente a mesma quantidade de calorias. O chocolate diet é feito para diabéticos e não para quem quer emagrecer, a diferença então é que o diet não tem açúcar.

...Mel engorda menos que açúcar
Mito Uma quantidade de mel tem o mesmo número de calorias que a mesma quantidade de açúcar. Como medimos o que engorda através das calorias, os dois engordam igual.

...Suco de fruta não engorda
Mito – A única coisa que não engorda é água. A fruta tem uma quantidade natural de açúcar que é transferida para o suco. Se você diluir o suco ou usar uma quantidade menor para fazer o suco do que o pedaço de fruta que você comeria, vai ter menos açúcar. O suco que engorda menos é o de limão e o que mais engorda é o de laranja. Suco de laranja engorda tanto quanto um refrigerante (100 ml de suco de laranja não adoçado e 100 ml de refrigerante têm 40 calorias). Apesar dos dois 'engordarem' igual, o suco é mais saudável porque o refrigerante, além de ser composto praticamente de açúcar, tem muitos corantes, conservantes, aromatizantes e outros aditivos que não devem ser consumidos em excesso.

...Beber bastante água emagrece. De 2 a 3 litros de água por dia ajuda a prevenir celulite
Mito – Para emagrecer você precisaria beber MUITA água, e gelada. Você bebe a água gelada e faz xixi quente: essa mudança de temperatura consome energia, portanto queima calorias... Mas pouca: 1 miléssimo de caloria por grama, 1 caloria por litro. É preciso beber muito para funcionar. Água melhora a circulação, mas celulite é uma disposição genética de causa não totalmente conhecida, e que alguns fatores podem ajudar a ter menos. A hidratação da pele, por exemplo, é um fator. Nesse sentido, beber água pode ajudar, mas quem tiver tendência genética pode ter celulite, bebendo água ou não. O exercício ajuda a prevenir mais do que a água.

...Bebidas alcoólicas engordam
Verdade –
São 7 calorias por grama de álcool. Bebidas alcoólicas são fontes de energia (isto é, caloria), e você não tem como armazenar álcool. Se você come carboidrato pode armazenar um pouco na forma de glicogênio no músculo. Se você come proteína pode armazenar um pouco na forma de proteína muscular, se você come gordura, armazena gordura, mas se você ingere álcool, não. Por exemplo, se você tomar 1 litro de álcool (7.000 calorias), como você não tem onde armazenar álcool no corpo, essas calorias se transformarão em uma reserva de gordura, sempre. Isso explica o fato de um copo de chope provocar mais barriga do que um copo de suco de laranja, que tem praticamente o mesmo número de calorias. Quanto maior o teor alcoólico da bebida, mais calorias ela terá. E não devemos esquecer que o álcool, além de se transformar em gordura, vicia.

...Uma dieta que elimina totalmente o carboidrato emagrece
Verdade
Emagrece rápido, mas por um prazo muito curto. Toda dieta que elimina totalmente um elemento, seja proteína, gordura ou carboidrato, induz ao emagrecimento rápido. Para quem precisa perder 1 ou 2 quilos num prazo curto, funciona. Mas como tratamento para emagrecer não é aconselhável, porque dietas desequilibradas sempre têm conseqüências metabólicas. Primeiro, porque não induz a uma perda de peso sustentável. Segundo, porque se você fizer por muito tempo vai acabar enfraquecendo por falta de algum nutriente. Esse emagrecimento inicial rápido é resultado de desequilíbrio metabólico. A longo prazo esse tipo de dieta não funciona, e não é recomendado manter o metabolismo em desequlíbrio, comprometendo a saúde.

...Carboidrato à noite engorda
Mito
Engordar depende da quantidade de calorias ingeridas, do gasto de energia e não do relógio. O que importa, do ponto de vista do tipo de alimento, é o total de calorias ingeridas, pouco importa se antes de dormir, de tarde, de dia. A diferença é a eficiência para gastar essa energia que chega ao corpo.

...Comer antes de dormir faz mal
Mito
Ficar deitado não é a melhor posição para fazer a digestão, que fica mais difícil. O ideal seria comer e fazer uma caminhada de meia hora ou 40 minutos, e esperar o estômago esvaziar pelo menos em parte antes de deitar. Assim você evita o refluxo e dorme tranqüila.

...Frango é sempre melhor para quem está de regime
Mito
A carne de frango é indicada para quem está de dieta para emagrecer se for, por exemplo, peito de frango preparado sem muito óleo e sem pele. Assim, terá pouca gordura e, conseqüentemente, menos calorias. O peixe tem carne ótima, magra. Filé mignon também é uma carne magra, e seria equivalente ao frango sem pele, do ponto de vista calórico. Frango à passarinho engorda mais do que filé mignon grelhado e, de todos, o melhor é o peixe, se não for frito.

...A combinação de arroz e feijão não engorda
Mito
Mas essa é uma boa combinação pelos aminoácidos que contém. Aminoácidos são frações das proteínas. Se você come uma certa quantidade de arroz e uma certa quantidade de feijão e substitui essa combinação só por feijão pode até fazer um pouco de diferença: o feijão tem menos caloria do que o arroz (100 g de arroz cozido = 164 calorias e 100 g de feijão cozido = 70 calorias). Feijão e outras leguminosas devem fazer parte da dieta, pois têm muita fibra e vitaminas.

...A cenoura ajuda a manter o bronzeado
Mito
Se você não tiver nada de caroteno no organismo, a cenoura pode até te ajudar, um pouquinho. Quem tem problemas de tireóide metaboliza muito lentamente o caroteno que se deposita na pele, tornando-a amarelada. Quem come exageradamente cenoura pode ficar amarelo, o que é diferente de ficar bronzeado.

...Gema de ovo em excesso eleva o colesterol
Verdade –
A gema de ovo é super-rica em gordura. E, como é derivado animal, ovo tem colesterol. A clara é só proteína. Na verdade, a proteína necessária para uma dieta saudável não é uma coisa exorbitante. Dois bifes ou um copo de leite por dia já são suficientes. Se você come proteína demais, ela vira gordura. A gema de ovo pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto ou tendência por ser rica em gorduras.

...Suco de laranja com berinjela emagrece e combate o colesterol
Verdade –
E não apenas a laranja e berinjela, mas todos os legumes e frutas ajudam a diminuir a absorção de gordura e colesterol dos alimentos. Porém, não o suficiente para substituir e dispensar os remédios.

...Gelatina fortalece as unhas
Mito
A origem do mito é a seguinte: suponha que você está com falta EXTREMA de proteínas - o que não é comum -, sobrevivendo só à base de frutas, por exemplo (que têm vitaminas, mas pouquíssima proteína; menos de 1%). Como o organismo é capaz de se adaptar, ele não vai gastar reservas para manter o cabelo vistoso e as unhas fortes. Dará preferência à manutenção do coração e do cérebro. Se nesse caso extremo você toma um 'choque' de proteína, chupando tutano, por exemplo, as unhas podem melhorar. Mas, em situações normais, comer gelatina (que é proteína) não tem efeito significativo.

...É melhor fazer seis pequenas refeições do que apenas uma, reforçada
Verdade
Se você ingere 1.000 calorias de uma vez e fica sem comer o dia todo, a tendência é ganhar mais peso e guardar mais energia do que se distribuísse a mesma quantidade de calorias ao longo do dia. Depois de um período muito longo de jejum, seu corpo 'deduz' que não há comida disponível e lança mão de mecanismos para que você funcione com um desperdício mínimo de energia. Por exemplo, o organismo esfria um pouco a sua pele, para você não perder calor para o ambiente. Depois de oito horas de jejum, você estará com os mecanismos de economia de energia no máximo, isto é, queimando poucas calorias. Se você oferece as mesmas calorias de forma racional, o corpo não vê a necessidade de desacelerar o metabolismo e economizar. Você vai 'queimar' mais eficientemente o que ingerir, não passa fome e pode perder peso.

...Água com gás e refrigerante causam celulite
Mito
Água com gás não tem caloria, nem gordura. Água tônica diet e refrigerante diet também não. O que causa celulite é a predisposição genética. Na verdade, o ingrediente 'bandido' dos refrigerantes é o açúcar e não o gás.

...Margarina é sempre melhor do que manteiga para a saúde
Mito –
Apenas os alimentos de origem animal têm colesterol, e a margarina não é. Ela contém a gordura chamada 'ácidos graxos trans', que pode ser tão prejudicial quanto a gordura saturada ou o colesterol. Não se sabe se é pior comer manteiga ou margarina. Use o bom senso: coma pouco das duas.

...Amendoim e chocolate causam espinhas
Mito –
Não é comum ver senhoras de meia-idade com espinhas porque comeram muito chocolate e amendoim. Acontece que dietas ricas em gordura favorecem o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Amendoim e chocolate são alimentos gordurosos, mas não são eles a causa de espinhas.

...Chocolate vicia e é afrodisíaco
Mito–
O chocolate, como todos os doces, causa bem-estar. Há quem diga que o chocolate tem uma substância que, em quantidades gigantescas, produz efeito similar ao da anfetamina. As circunstâncias e as companhias são mais afrodisíacas do que as comidas. Ostras com champanha, boa música, ótima companhia: é difícil medir em laboratório qual das variáveis teve efeito afrodisíaco.

...Beber qualquer líquido durante a refeição dá barriga e atrapalha a digestão
Mito
Isso é história da década de 30, quando, ao descobrir as papilas gustativas e que elas eram responsáveis pela sensação de gosto, se deduziu que delas vinha a sensação de saciedade. O raciocínio era: já que a papila 'sente' o salgado, doce, amargo, azedo, se você beber água durante a refeição 'lavará' a papila, diminuindo o contato dela com o alimento. Isso, teoricamente, faria diminuir a sensação de saciedade e portanto você comeria mais. E engordaria. Hoje já se sabe que a papila gustativa não tem nada a ver com a saciedade. Beber 1 litro de água durante a refeição vai fazer você sentir-se mal e vai retardar a digestão. Numa refeição habitual, o fato de você beber água com moderação não provoca barriga, não engorda nem atrapalha a digestão. A não ser que você parta para o exagero à beira do bizarro: existe uma condição chamada intoxicação aquosa. Você pode correr esse risco se tomar mais de 18 litros de água em um dia.

...Beber água durante a refeição dilui sucos gástricos
Mito
Há um sistema de transporte de água na parede do aparelho digestivo: se você beber muita água, muita água é absorvida. Se beber pouca, e portanto houver pouca água disponível no sistema, o corpo compensa 'jogando' água para dentro de você. É essa a causa da diarréia e da desidratação. O corpo só absorve o alimento numa condição de isotonicidade. Isto é, quando a concentração das partículas das substâncias que estão no sistema digestivo está numa proporção mais ou menos semelhante às partículas que estão no sangue: o que estiver muito diluído ou muito concentrado não é absorvido até que as concentrações se aproximem.

...Chá de alho cura gripe
Mito
Nenhum chá cura gripe. Chá hidrata, a hidratação torna a secreção mais fluida e facilita a expectoração. Tomando chá a pessoa se sente mais confortável.

...Tomar chá ou café à noite tira o sono. Chá acalma
Mito
Depende da quantidade e do hábito da pessoa. Quem está acostumado a tomar café não perde o sono, quem não está acostumado fica superestimulado. Chá de camomila, erva-doce e outros chás brancos são os melhores para acalmar. Chá-mate e os chamados chás pretos provocam efeito parecido com o da cafeína, portanto não acalmam. Já o açúcar aumenta a produção de serotonina no cérebro, e acalma.

...Carne vermelha e de porco sempre fazem mal à saúde
Mito
Depende da carne. Se você comparar lombo de porco magro, assado, e frango frito com pele, o lombo de porco é melhor. A carne vermelha em geral tem mais gordura do que a de peixe. Mas é só comer com moderação e variar o tipo de carne da dieta.

...Quem tem problemas gástricos deve tomar leite em vez de suco de laranja
Verdade –
O leite pode ser bom em pequenas quantidades. Em excesso, pode piorar o problema, já que demora para ser digerido. Quando a proteína do leite fica muito tempo no estômago, mais ácido clorídrico é liberado para fazer a digestão. Como o leite é alcalino, num primeiro momento pode aliviar, neutralizando o ácido; mas não cura. Quem está bebendo muito leite para curar gastrite deve procurar o médico. Existe remédio para esse problema. Já o suco de laranja não piora a gastrite, porque é bem menos ácido do que o ácido clorídrico do estômago. O ácido da laranja é muito fraco e acaba até funcionando como uma substância alcalina, porque você mistura um ácido forte com um ácido fraco e diminui a acidez. O que pode fazer mal é o excesso do suco de laranja ou de leite.

...Leite é indicado para desintoxicação
Verdade
O leite tem muita proteína e muitas das drogas venenosas têm ligação protéica, isto é, são capazes de se ligar à proteína. A proteína do leite retardará a absorção do veneno; mas é claro que o veneno ainda estará no corpo.

...Mamão e ameixa soltam o intestino
Verdade
Frutas tem muitas fibras e são as fibras que fazem o instestino funcionar. Se você comer um prato de salada, om efeito será o mesmo, já que as folhas tembém têm fibras.

...Alface e maracujá são calmantes
Sobre a alface é Mito. A alface é praticamente água. Sobre o maracujá, é Verdade. O maracujá contém substância calmante. Mas você precisaria comer muito maracujá para ingerir a substância em quantidade suficiente para se acalmar. Um suquinho de maracujá não acalma, é psicológico. O açúcar sim, acalma: aumenta a produção de serotonina no cérebro.

Mazel Tov...מזל טוב

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