quarta-feira, 28 de julho de 2010

Consumidores Brasileiros em 2° Lugar no Índice Verde

E, já que o assunto é ecologia, uma boa notícia para nós brasileiros.


Sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente influenciam cada vez mais nossas vidas e nossas atitudes como consumidores. Para medir esse progresso, a organização científica sem fins lucrativos National Geographic e a empresa de pesquisa GlobeScan realizam, anualmente, uma pesquisa para determinar o índice verde em 17 países.

Eles avaliam o que as pessoas estão fazendo para minimizar os impactos do consumo: nos transportes, na forma de uso dos recursos domésticos (energia e água) e dos alimentos, além de diversas outras ações que fazem parte do cotidiano da população. Ao todo, são analisadas 65 áreas do comportamento de consumo.

Pela segunda vez consecutiva os consumidores brasileiros ficaram em segundo lugar no índice verde, demonstrando que estão conscientes e que se preocupam com o meio ambiente, adotando uma postura sustentável em suas vidas. Em primeiro lugar, também pela segunda vez consecutiva, ficaram os indianos. Na lanterna, como os que menos se esforçam, estão os norte-americanos e os canadenses.

A maior barreira percebida pela pesquisa é o greenwashing – quando as empresas mentem sobre suas ações favoráveis ao meio ambiente. O aspecto que apresentou mais melhorias foi o consumo dos recursos domésticos, como energia elétrica e água.

“Greenwash não inclui apenas informações enganosas, mas principalmente o ato malicioso de aumentar a importância de fatos irrelevantes e disfarçar uma fraca atuação ambiental. [...] vem sendo usado por ambientalistas para nomear práticas de ‘responsabilidade ambiental’ que não passam de ações de marketing não vinculadas à estratégia do negócio. [...] Em um mundo em que a ‘Economia Verde’ e as boas práticas de sustentabilidade ganham importância na decisão dos consumidores, e em que boa parte dos ativos das empresas é intangível, parecer ‘verde’ é cada vez mais importante.” ¹ (Fábio Bazanelli)

Confira o ranking completo dos países avaliados:


Fonte: ¹BAZANELLI, Fábio. Revista RI, n.º 128. Rio de Janeiro: IMF editora. Dezembro de 2008.

Leia a matéria completa (em inglês): clique aqui
Faça o teste e descubra qual o seu índice verde (em inglês): clique aqui


Fonte: Blog da Mauá

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.