sexta-feira, 30 de julho de 2010

Dicas Para Ganho de Massa

Nem sempre comer de tudo e em grande quantidade é a melhor maneira para se obter um aumento de peso. Nesse processo, tudo vai depender do seu metabolismo, que deverá ser avaliado por um especialista.

Abaixo, seguem algumas dicas, mas é importante lembrar que só isto não basta, é preciso um bom programa de treino para o ganho de peso magro, bem como uma adequação dos seus hábitos alimentares.


  • Coma sempre devagar e mastigue bem os alimentos, para que os nutrientes possam ser melhor absorvidos pelo organismo;
  • Não coma vendo televisão, lendo revista ou jornal;
  • Faça de (04) quatro a (06) seis refeições por dia;
  • Não tome líquido com as refeições;
  • Evite ficar sem se alimentar por mais de 3 horas, só assim irá atingir o valor calórico que precisa durante o dia. Faça sempre um lanche entre as principais refeições;
  • Tome leite desnatado/ Bater o leite com leite em pó desnatado, além de frutas e produtos instantâneos (sustagem, sustacal, sustain, supligen)/ Acrescentar leite em pó nas sopas;
  • Não abuse do açúcar nem do chocolate ao leite, pois elevam a glicemia, podendo levar à um quadro de diabetes, bem como, elevar os níveis de colesterol, no caso do chocolate ao leite.
  • Prefira frutas suculentas (como: abacate, manga, morango, banana, etc.)
  • Prefira pão integral ao branco, por ser rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no metabolismo dos carboidratos melhorando a produção de energia;
  • Consuma alimentos bem concentrados, pelo menos uma vez por semana como: sopas grossas, pirões e cremes bem mexidos ou caldos suculentos;
  • Mesmo que não esteja com fome, coma alguma coisa às refeições além de saladas. Adicione passas, castanhas, torradinhas nas saladas, além de incrementar com molhos elaborados;
  • Consuma frutas secas como: uvas passas, ameixas, etc...;
  • Reforce sempre a alimentação com mais carboidratos complexos (que aumentam a saciedade), cereais, legumes, arroz, massas, leite desnatado e derivados, carne, ovos e proteínas;
  • Evite o consumo de alimentos com alto teor de gordura saturada (gordura animal) e também as frituras e os refrigerantes;
  • Prefira as carnes magras, em especial, os pescados.
  • Não consuma sal em excesso, ele aumenta a retenção de líquidos;
  • Acrescente, sob orientação de um profissional Nutricionista ou Médico Qualificado, nos lanches, entre as principais refeições, suplementos hipercalóricos como: Nutri Massa, Nutri Whey Protein, Gainers Fast ou Muscles Fuel e, protéicos como: 100% Whey Protein, Super Proteinato de Cálcio ou High Protein.

15 comentários:

Anônimo disse...

"Não abuse do açucar nem do chocolate porque contém muito colesterol"

???????????????? WTF, cara?

Dr. Rodrigo Fontes disse...

Obrigado por chamar minha atenção, já fiz a correção do texto. O correto seria: elevar os índices lipídicos, já que os triglicerídeos sofrem elevação em decorrência maior do aumento no consumo de carboidratos, e não de gorduras, como a grande maioria acredita.
Mais uma vez, obrigado.

Anônimo disse...

Banana é ao mesmo tempo fruta suculenta e seca?

Raphael Guimarães disse...

essa da banana tbm me confundiu!
eh suculenta ou seca?

Raphael Guimarães disse...

banana.
suculenta ou seca?

Anônimo disse...

Quanta asneira....

É do ardo? disse...

De proteína tu não fala nada...
Banana seca só no teu sonho...
Quer ganhar massa?alimentação com proteína, nada de carboidratos depois das seis da tarde, whey, nano vapor e um ciclo de creatina.
mude seu exercício a cada 2 semanas, intervalos de 45 segundos entre um e outro e nada de papo na academia.3 séries de 12( na maioria, uns é de 10) e tu tem que sentir como se o musculo estivesse rasgando lá pela nona ou décima puxada.puxa ate a décima segunda, nem que tu te mate, não desiste.

não coma vendo tv? pelamor...de certo a massa não aumenta por comer vendo tv mesmo...

Anônimo disse...

velho se vc come mto acucar e malha tomando suplementos vc tem um grande risco de ficar diabetico! maioria dos suolementos tem uma grande quantidade de glicose acucar pra te dar energia e se vc ja eh diabetico consulte um medico antes de usar certos tipos de suplementos ou energeticos

Anônimo disse...

Pow veio antes de plubicar algum artigo voltado ao ganha de massa magra, acho q primeiro vc deveria fazer uma pós ou algo em nutrição esportiva, por que há uma grande diferença alimentação para ganho de massa magra, e uma alimentação baseada apenas em uma boa saúde. Faço academia a dois anos, não sou formado na area porém jah pesquisei bastante sobre o assunto para saber que pra vc ganhar massa magra o certo seria 6 refeições ao dia, a cada 3 horas, tentar consumir proteinas em todas refeições e moderadamente carboidrato pouco gordura e de preferencia gorduras boas e sempre usar um mix pros treino de 100%whey protein e dextrose e se for mais avançado e quiser mais ganho fazer ciclo de creatina pod cre espero q tenha ajudado.

Abraços

Monalisa disse...

Olha, o melhor seria que vc nao postasse nada que nao tivesse relação com a sua área. Lidar com a saude de outras pessoas é para profissionais. td isso envolve estudos e o conhecimento da pessoa que irá fazer a prática de alguma atividade física para ganho da massa magra.

Uma dica...

Fica fora de assuntos que não cabem a vc.

Anônimo disse...

Porra velho!
Banana natural e Banana SECA
Assim como maças secas. uvas...
Banana tb se seca!

Anônimo disse...

corrigindo o amigo q falow dos disbéticos !!! a fruta pode ser consumida por um diabético sim, pois se transforma em frutose !! q é um adoçante natural. e realmente não teve muitos comentários no seu post sobre proteína q é fundamental.

Anônimo disse...

Achei otimo esse post! Parabens Doutor

Anônimo disse...

Contra a corrente geral dos comentários que condenam mais do que aprovam, creio que uma boa alimentação é sim o caminho inicial para o ganho de massa.
Não conheço este profissional, mas a minha experiência tem mostrado que boa parte das pessoas que querem ganhar massa erram na alimentação, optando pela forma "pratica" e perigosa de ganho com suplementos.
O uso de suplementos hoje é absurdo, já que não qualquer controle e qualquer leigo, com um pouco de informação se acha no direito de usar, sem saber dos riscos reais.
Concordo em partes com o comentario da Monalisa, brincar com a saúde dos outros é coisa séria, mas quais os erros/riscos apresentados neste post?
Há alguma prescrição de suplementos? Há dicas, mas com a ressalva "procure um profissional qualificado". Não um curioso, como a grande maioria o faz.

Grata,
Renata

wladimir disse...

Quem se indignou e postou fazendo muitas críticas , com certeza devem ser aqueles tongos de academia q se enchem de bomba ficam com aparência inchada ( dizem q estão grandes)
quando na verdade ficam gordos porque estão cheios de líquido retido ( se tomar muito diurético murch arapidinho hahah) alimentação e recuperação é fundamental e saber malhar , agora ficar ogro é o fim , o negócio é ficar sarado