sexta-feira, 16 de julho de 2010

Quais São as Principais Propriedades e Aplicações do Selênio?

Há um crescente interesse na compreensão do papel fisiológico do selênio, especialmente sobre sua atuação na prevenção de doenças e seu uso como agente terapêutico. Evidências científicas sugerem que a deficiência moderada de selênio está associada com o aumento do risco de doenças crônicas, câncer, doenças infecciosas, infertilidade, diminuição da função imune e da tireóide.

O selênio é um elemento-traço essencial para a saúde humana. Dentre suas principais funções destacam-se: ação antioxidante, proteção contra ação nociva de metais pesados e xenobióticos, prevenção de doenças crônicas não-transmissíveis, elevação da resistência no sistema imunológico e sua ação como catalisador na produção de hormônio tireoidiano ativo (triiodotironina - T3).

Este mineral está entre os micronutrientes mais potentes como agente antioxidante no cenário clínico. Pacientes gravemente doentes que apresentam baixos níveis séricos de selênio apresentam prognóstico negativo, pois relaciona-se com o aumento do estresse oxidativo e predisposição à falência de órgãos.

A função antioxidante do selênio está relacionada com as enzimas glutationas peroxidases dele dependentes. Essas enzimas removem grande quantidade de peróxido de hidrogênio e hidroperóxidos orgânicos livres, conferindo integridade à membrana celular, modulação na síntese de eicosanóides e diminuição de danos oxidativos ao DNA (ácido desoxirribonucléico).

A recomendação da ingestão diária de selênio é de 55 µg para adultos saudáveis a partir de 19 anos de idade. Uma de suas principais fontes alimentares é a castanha-do-Pará.

Estudos epidemiológicos observaram que a maior ingestão de selênio está relacionada com menor incidência de câncer de tireóide, pele, mama, ovário, próstata e trato gastrintestinal, especialmente colorretal. Estima-se que o consumo de 200 µg/dia de selênio tenha ação preventiva contra o câncer.

Autora: Rita de Cássia Borges de Castro
Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário: