quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alimentos Antioxidantes

ALCACHOFRA - Contém silimarina. É um potente antioxidante e principal alimento de proteção do fígado. Tem sido utilizado no tratamento de doenças hepáticas. Inibe a atividade de tumores e previne contra a ação dos radicais livres. Consumo recomendado: 1 unidade ao dia da flor.

ALHO - Contém compostos organosulforados, proteção contra diversos tipos de câncer e atua na melhora da imunidade. Atua na função enzimática do sistema de destoxificação do fígado. Consumo recomendado: 1 unidade ao dia.

AÇAFRÃO DA TERRA - Tempero natural que contém cumarina, importante detoxificante. Tem atividade antioxidante e antinflamatória e atua diretamente sobre a melhora da atividade das enzimas de fase 1 e 2 no processo de detoxificação. Consumo recomendado: 1 colher de chá do tempero concentrado em pó ao dia.
ALECRIM – Contém carnosol, ácido carnosóico, ácido ursólico e rosmanol, substâncias que promovem intensa atividade antioxidante e antinflamatória. Inibem os danos ao DNA por xenobióticos. Proteção contra o câncer de estômago e pulmão. Consumo recomendado: 1 xícara do chá ou 1 colher de sobremesa do tempero fresco ao dia

AZEITE - Possui ação antiaterogênica e hipotensiva. Atua na manutenção da fluidezda membrana celular. Tem ação anticancerígena, melhora a ação imunológica. Estimula a secreção da vesícula biliar. Ação contra a ulcerogênese e proteção contra câncer colo-retal. Consumo recomendado: 1 colher de sopa ao dia

BRÓCOLIS - Contém compostos organoenxofrados que modulam a biotransformação de xenobióticos, e podem influenciar a toxicidade e carcinogenicidade de químicos ambientais.Consumo recomendado: 1 xícara ao dia.

CACAU – Presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenois, substâncias antioxidantes que contém atividade antialérgica, antiviral e antiinflamatório. Eles fazem bem ao coração e à circulação. Consumo recomendado: 1 tablete ou 1 colher de chá de cacau em pó

CEBOLA – contém quercitina e rutina. Poderosos antioxidantes que reduzem diretamente a ação dos oxidantes nas células, prevenindo o envelhecimento celular. Consumo recomendado: 1 unidade média ao dia.

CHÁ VERDE - O chá verde é extraído da planta Camellia sinensis. Esta planta contém altas concentrações de polifenóis, essas substâncias antioxidantes atuam contra o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres. Atuam ainda na melhora da resposta inflamatória celular e tem uma ação sinérgica com vitamina E, antioxidante. Consumo recomendado: 3 xícaras do chá concentrado ao dia

CLOROFILA – A clorofila, presente nos vegetais verde-escuros, contém uma substância chamada clorofilina que realiza importante atividade anti-mutagênica diversos carcinógenos. Além de ser protetora do fígado, pele e estômago. Consumo recomendado: 1 xícara ao dia de broto de trigo ou 1 polpa de clorofila pronta ao dia.

ESPINAFRE - contém luteína e zeaxantina, principais carotenóides que participam do sistema de destoxificação do fígado. Consumo recomendado: 1 xícara ao dia

FRUTAS VERMELHAS - Contém elagitanina. Substância antimutagênico e anticarcinogênico. Protegem pulmões, fígado,pele e esôfago. Aumentam a atividade de enzimas de detoxificação. Possuem propriedades antioxidantes. Consumo recomendado: 1 xícara ao dia

GENGIBRE - O gengibre tem sido utilizado há muito tempo como agente antiinflamatório nas doenças músculoesqueléticas, incluindo no reumatismo Contém inúmeros componentes, entre eles: beta caroteno, capsaicina e curcuma. Consumo recomendado: 1 colher de sopa da raiz.

LIMÃO – contém bioflavonoídes e cumarinas. Anti-aterogênica e anti-câncer (antiinflamatório, antioxidante e protetor dos vasos). Consumo recomendado: 1 copo de suco da fruta fresca ao dia.

ORÉGANO – Potente antioxidante, com ação fungicida. Poderoso aliado contra a cadidiase. O kaempferol, substância presente no tempero, além de colaborar para o rejuvenescimento, tem propriedades anticancerígenas. Além de conter ácido quínico, que pode auxiliar na prevenção da formação de tumores no organismo humano. Consumo recomendado: 1 colher de sobremesa ao dia

PRÓPOLIS – contém bioflavonóides que melhoram a função hepática. Aumentando o potencial de desintoxicação do organismo. Consumo recomendado: 1 colher de chá do extrato concentrado ao dia.

SEMENTES OLEAGINOSAS - São uma das principais fontes de um potente antioxidante chamado resveratrol. Além deste, contém outros 4 antioxidantes:Vitamina E , selênio, manganês e magnésio. Contém ainda arginina, que aumenta a oxigenação celular e previne contra diversas doenças. Consumo recomendado: 1 colher de sopa ao dia.

TOMATE – contém em alta concentração, um potente antioxidante chamado licopeno. O licopeno é atualmente, considerado o fitoquímico com maior poder de proteção sobre as células. O tomate e seus derivados são a mais rica fonte de licopeno entre os alimentos consumidos pela população mundial em geral. Diversos estudos publicados descrevem o licopeno como substância fundamental na prevenção do câncer, doenças cardíacas, e na manuteção do trato gastro-intestinal. Entretanto, o foco maior gira em torno da proteção contra o câncer de próstata. Consumo recomendado: 3 unidades ao dia do fruto.

Lembre-se sempre: mantenha uma dieta equilibrada, assim os benefícios que cada alimento possui poderão ser maiores.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: