quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Como Substituir os Ingredientes de Uma Receita

Quantas vezes você já se encontrou numa situação de querer fazer um bolo, um doce... ou já estar no meio do caminho da preparação e percebe que falta um ingrediente?
Bem, hoje vou postar algumas dicas, dentre as diversas possibilidades que existem e você mesmo(a) pode descobrir.

A "culinária não é uma ciência tão exata assim. Produtos podem até ter sabores parecidos, o que não acontece quando falamos de consistência."

Faltou leite condensado?
Simples. Leve ao fogo baixo um litro de leite, cinco xícaras (chá) de açúcar e duas colheres (sopa) de bicarbonato, até engrossar.

Vinagre x Limão
O vinagre pode ser substituído eventualmente por limão para o tempero de saladas, é muito saboroso e mais saudável. Se quiser usar vinagre, opte pelo de maçã - ótimo para o paladar e para saúde. Em relação aos óleos prefira sempre os vegetais: soja, milho, girassol, arroz e canola.

Cacau em pó x Chocolate
É um tipo de chocolate em pó, com sabor mais forte, sem açúcar e mais escuro. É indicado para pessoas que fazem dietas de restrição de açúcar.

Amêijoas
Amêijoa é um molusco bivalve, da mesma família do cernambi. O cernambi é encontrado, na areia, a 20 centímetros de profundidade, nas praias de São Paulo para o Sul. Sua concha pode ser branca, amarronzada ou rajada. Não é normalmente vendido em mercados. Pode ser substituído por vieiras.

Leite do Coco
Se você não tem o produto existe um jeito bem fácil de extrair o leite. Bata pedaços de coco (sem a película marrom) no liquidificador com leite quente e exprema bem com um pano, como se estivesse extraindo suco de cenoura ralada. Quanto menos leite usar, mais concentrado ficará o leite de coco. Se preferir, utilize água ao invés de leite. Se não for utilizar imediatamente, congele em forminhas de gelo, depois desenforme e coloque em saquinhos herméticamente fechados.

Farinha de rosca diferente
Para uma farinha de rosca diferente, corte fatias pequenas de pão italiano já seco, coloque numa assadeira e reserve. À parte, misture bem azeite (a quantidade depende da quantidade de pão que vai ser usado), alho amassado, sal e orégano. Com uma colherinha (de café) espalhe a mistura de azeite sobre o pão, mexa bem as fatias,leve ao forno fraco e deixe torrar mas sem escurecer. Bata no liquidificador com o botão pulse (a farinha deve ficar mais ou menos grossa) e utilize para empanados, recheio de alcachofras, escarola etc. Variação para empanados: acrescente batata desidratada (mistura para fazer purê) à farinha de rosca.

Carne X Proteína de Soja Vegetal
Para preparar a proteína de soja é necessário, antes, hidratá-la bem com água quente, por 2 horas, após este tempo retirar a água espremendo bem a proteína até que fique bem seca, eliminando grande parte de sua acidez. Esta acidez pode gerar futuros problemas de ordem física, além de que, se mantermos esta água da hidratação o sabor fica alterado, o que faz muitas pessoas afirmarem não gostar de proteína de soja. A partir deste procedimento ela está pronta para ser utilizada em molhos, guisados, bifes, almôndegas, lasanhas, estrogonofes, etc.

Autora: Juliana Lopes
Fonte: CyberCook

Nenhum comentário: