sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Constipação Intestinal Infantil




O que é prisão de ventre infantil?
A prisão de ventre infantil (nome popular da constipação também conhecida como intestino preso) é uma condição na qual as crianças evacuam menos freqüentemente do que o usual, ou quando suas fezes tendem a ser duras, secas e doloridas e difíceis de evacuar. A prisão de ventre é comum em crianças e geralmente não tem conseqüências a longo prazo. Porém, intestino preso pode diminuir a qualidade de vida das crianças, causar problemas emocionais e criar estresse familiar. Em situações raras, a prisão de ventre é um sinal de problema de saúde mais sério.

O que causa prisão de ventre em crianças?
As crianças geralmente desenvolvem prisão de ventre como resultado de reter as fezes. Elas podem reter as fezes porque estão estressadas em relação ao treinamento de usar o banheiro, ficam envergonhadas de usar banheiro público, não querem interromper brincadeiras, ou têm medo de que doa ao evacuar.

Postergar a evacuação pode fazer com que as fezes fiquem duras, secas e mais difíceis de eliminar, algumas vezes resultando em grande massa de fezes no reto chamada fecaloma. Fezes podem se acumular atrás da fecaloma e inesperadamente vazar e sujar a roupa de baixo da criança. Os pais geralmente confundem isso com um sinal de diarréia.

Outras causas de prisão de ventre em crianças incluem:
* Dieta pobre em fibras.
* Certos medicamentos como antiácidos, opiatos e antidepressivos.
* Doenças como diabetes, síndrome de Down e doenças de Hirschsprung.
* Anomalias anatômicas como defeito de nascença.

Sintomas de prisão de ventre em crianças
Os sintomas de prisão de ventre em crianças podem incluir:
* Evacuação menos freqüente do que o usual.
* Posturas que indicam que a criança está prendendo as fezes, como ficar na ponta dos pés e depois rolar de volta para os calcanhares, apertar os músculos das nádegas, e outros comportamentos diferentes semelhantes a uma dança.
* Dor e cólica abdominal.
* Fezes duras, secas ou grandes.
* Evacuação dolorida ou difícil.
* Fezes na roupa de baixo da criança.

Quando a criança com prisão de ventre deve ser levada ao médico?
A criança deve ser levada ao médico se os sintomas de prisão de ventre durarem mais do que duas semanas. A criança deve ser levada ao médico mais cedo se a prisão de ventre for acompanhada de um ou mais sintomas que indiquem problema de saúde mais sério, incluindo:
* Febre.
* Vômito.
* Sangue nas fezes.
* Perda de peso.
* Rachaduras dolorosa na pele ao redor no ânus, chamada fissura anal.
* Intestino saindo do ânus, chamado prolapso retal.

O médico pode fazer perguntas sobre o histórico de sintomas da criança e fará exame físico. Ele também pode fazer exame retal inserindo um dedo com luva no ânus da criança para checar se existe anomalias anatômicas ou presença de fecaloma.

Tratamento da prisão de ventre em crianças
A prisão de ventre é tratada mudando a dieta, tomando laxante e adotando hábitos saudáveis de ir ao banheiro. O tratamento depende da idade da criança e gravidade do problema. Alterações na dieta incluem comer mais alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas e vegetais. Laxantes são geralmente usados para limpar o fecaloma e algumas vezes restaurar a evacuação normal. 
O médico deve ser sempre consultado antes de dar laxantes à criança. Os pais devem encorajar seus filhos a passarem mais tempo no banheiro depois das refeições e quando eles mostram sinais de estar prendendo as fezes. A criança deve ser vista novamente pelo médico se o tratamento falhar ou se ela começar a mostrar sintomas que indiquem problema de saúde mais sério.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal esse assunto sobre constipaçao(prisão de ventre) me ajudaou bvastante a fazer um trabalho.

Anônimo disse...

Oh my goodnеѕs! Amazing artiсle dudе!
Mаny thanks, However Ӏ am еncountering troubles with уοuг RSS.
I don't know the reason why I cannot subscribe to it. Is there anybody else having identical RSS problems? Anybody who knows the answer can you kindly respond? Thanks!!

Feel free to visit my web blog :: cialis