quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Abóbora

Recentemente fiz alguns trabalhos com este legume e, hoje, venho postar algumas curiosidades sobre a abóbora e duas receitas praticadas na Cozinha Experimental.

De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.

Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes,construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes. A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos.

Alguma receitas com Abóbora

BOLO DE ABÓBORA COM COCO
Ingredientes
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de coco ralado seco
2 xícaras (chá) de farinha preparada
2 xícaras (chá) de abóbora cozida
2 xícaras (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de margarina

Bata as claras em neve e reserve. À parte, bata as gemas com a margarina, acrescente aos poucos os outros ingredientes, deixando o fermento por último, Por fim adicione as claras em neve, mexa delicadamente e leve ao forno para assar em assadeira untada e enfarinhada.


BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
Ingredientes
1 ½ xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
¾ xícara de amido de milho
3 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de casca de abóbora picada
1 colher de fermento em pó

Preparo
Cozinhe as cascas por 10 minutos, deixe esfriar, em seguida, bata no liquidificador e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Bata o açúcar e as gemas, em seguida, acrescente a farinha de trigo, o amido de milho e o óleo. Acrescente as cascas de abóboras batidas e as claras em neve. Por último, acrescente o fermento. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá.
Leve para assar em forno médio.
Faça uma cobertura de chocolate e despeje sobre o bolo.

Dica: a massa pode ser totalmente preparada no liquidificador. Bata os ovos sem separar.

Nenhum comentário: