sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas Para uma Boa Alimentação Nestes Dias Quentes

Se, em um dia normal, já é difícil optar pelos alimentos corretos na hora das refeições, no verão essa escolha se torna ainda mais complicada. O que devo comer ? Posso almoçar normalmente? Que alimentos devem ser evitados ? 
Essas e outras perguntas estão sempre atormentando as nossas mentes e transformando simples questões em complexas decisões. Mas, não se preocupe! Siga as dicas abaixo e tenha um verão mais tranquilo e saudável.


1 – Use e abuse da água! Manter se constantemente hidratado é essencial para conservar uma boa saúde durante essa estação. O mais indicado é consumir, no mínimo, 2,5 litros de água por dia. Além de ser essencial para o bom funcionamento de nosso organismo, a água ajuda na busca por um corpo mais bonito.

2 – Prefira frutas pouco calóricas e que contenham bastante líquido, como a melancia e o melão. A água de coco também é muito indicada. Além de ser rica em vitaminas e sais minerais, ela ajuda a manter o corpo hidratado. Mas, atenção! Não substitua a água mineral pela água de coco! A dica é que você não beba mais que dois copos por dia

3 – Coma mais vezes e em menor quantidade! No verão, as refeições devem ser feitas, pelo menos, de três em três horas, pois o calor excessivo faz com que gastemos mais energia do que o normal. Nada de fazer dietas malucas nessa estação! O segredo é se alimentar corretamente.

4 – Prefira alimentos leves. Frutas, verduras e legumes devem estar presentes em qualquer refeição. Inclua em seu cardápio, também, os alimentos integrais, pois esses são ricos em fibras e vitaminas e bem menos calóricos e gordurosos. Pães, arroz, biscoitos, todos esses alimentos devem ser integrais!

5 – Evite os alimentos gordurosos de sua rotina. Nada de frituras, comidas pesadas, doces em excesso... O melhor é optar por alimentos assados, grelhados ou cozidos. Essa dica é essencial para quem quer manter o corpo em forma. A gordura só favorece o aparecimento de celulite e gorduras localizadas!

6 – Prefira a carne branca à carne vermelha, pois elas possibilitam uma melhor digestão e evitam o desconforto intestinal. Essa sugestão vale também quando o assunto é uma pele bonita e saudável. O melhor funcionamento do organismo favorece, e muito, o desaparecimento de espinhas. Os peixes podem ser consumidos à vontade!

7 – Troque os refrigerantes pelos sucos naturais. Limão e abacaxi são ótimas sugestões. Além de serem frutas muito comuns nessa época do ano, contêm poucas calorias e refrescam e hidratam bastante. Além disso, os refrigerantes são um dos grandes vilões para quem quer estar em forma nessa estação!

8 – Se for consumir doce, opte pelos sorvetes e picolés de frutas. Já existem no mercado muitas opções sem açúcar. Se forem esses, melhor ainda! Abacaxi, melancia, melão, limão e maracujá são as melhores escolhas.

9 – Cuidado com os restaurantes! Nessa época do ano, o cuidado com a conservação dos alimentos deve ser redobrado. Não coma aqueles que ficam expostos durante muito tempo e fique atento aos pratos que contém maionese, leite e ovo! Esses produtos estragam com muita facilidade.

10 – Não exagere no álcool! As bebidas alcoólicas são muito refrescantes, porém não contém nenhum nutriente que favoreça a saúde. Além disso, são extremamente calóricas e ajudam a cultivar aquela “barriguinha” que não combina em nada com o verão.

2 comentários:

caroline b disse...

Rodrigo, compartilhei no Facebook!
beijos, CarolineBakr

Cátia disse...

muito bom seu blog!