quinta-feira, 19 de maio de 2011

Saiba os Riscos de Dietas ou Cardápios Compartilhados!

Abaixo segue uma coluna que li recentemente no Blog Livre da Obesidade (clique aqui) e faço questão de publicá-la neste Blog.

Caros leitores, resolvi escrever a respeito de dietas ou cardápios compartilhados porque venho percebido em muitos locais que isso acontece com frequência. No próprio consultório também os pacientes passam a dieta que receberam para o amigo, irmã, vizinha, etc. Mas infelizmente isso não deve ser feito!

Para começar, nunca deve se chamar de dieta aquela feita por nutricionista. A nutrição do futuro não conta calorias, mas sim, observa nutrientes e vitaminas para acelerar o metabolismo e fatores que levaram o excesso de peso e questões hormonais. Para esta reeducação alimentar conjunta a estes fatores, chama-se plano alimentar. Dieta é ultrapassado e são sempre redução de calorias, colocar diet e light e produtos que não são bons para a saúde porque são ricos em conservantes, adoçantes e corantes.

Veja bem, cada um tem uma necessidade única, metabolismo diferente, pensamentos e desejos diferentes e me fale, como o mesmo plano alimentar ou cardápio pode servir para todos? NÃO SERVE!

O que ocorre no ínicio da execuação deste plano ou cardápio compartilhado é a perda de peso mesmo que sendo pouca ou muita. Mas no decorrer do tempo haverá retorno deste peso e com isso decepção, baixa auto estima, desânimo, depressão porque a pessoa "seguiu" tudo, perdeu peso mas agora voltou!

O importante é saber que existem muitos fatores relacionados a perda de peso e que a procura por um profissional nutricionista é muito importante!! Muitos não tem condição financeira para pagar este tratamento que geralmente é mensal mas em faculdades de nutrição, no SUS há atendimento gratuito.

Outro dado importante é que a nutricionista não é somente para reeducação alimentar! A nutrição do futuro como comentado avalia vários dados, ajuda na modulação de hormônios, ajuda a melhorar o metabolismo, a tratar a causa da depressão e isso tudo pode ser feito com o plano aliemntar antiinflamatório, rico em antioxidantes, alimentos que são bons para cada pessoa e suplementação evenutal de vitaminas e minerais (não engorda!).

Este texto é mais como uma fonte inicial de estímulo para que procurem ajuda profissional! É importante este acompanhamento para que consiga resultados duradouros!

Nenhum comentário: