terça-feira, 5 de julho de 2011

FCF Desenvolve Barra de Cereal com Sorvete e Características Prebióticas e Probioticas

O Laboratório de Tecnologia de Alimentos, do Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica (FBT) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, desenvolveu um produto alimentício inédito. Trata-se de barra de cereal com sorvete probiótico e prebiótico.
A sobremesa gelada foi desenvolvida pela farmacêutica-bioquímica Juliana B. Harami, durante o seu mestrado, concluído em março de 2009. Esse produto teve sua patente requerida pela Agência USP de Inovação da USP, em co-autoria com a Fapesp.
O produto é composto de duas camadas, uma à base de leite que contém micro-organismos probióticos e fibra prebiótica inulina e outra à base de cereais. Essa combinação da barra de cereal com sorvete faz com que o produto seja considerado um alimento funcional, pois além dos nutrientes tradicionais, contém aditivos capazes de promover benefícios à saúde. O produto é isento de gordura trans e possui baixo teor calórico.
Segundo a professora Susana Marta Isay Saad, do FBT, responsável pelo FCF desenvolve alimento inédito projeto, no sorvete são adicionadas as bactérias Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium, com comprovada ação probiótica. “Não existe nenhum produto alimentício similar no mercado brasileiro. As bactérias probióticas melhoram o equilíbrio dos micro-organismos intestinais, porque competem com as bactérias patogênicas, ocupando o acesso que elas teriam para se aproximar do epitélio intestinal, entre outros mecanismos”, explica a professora.
Os alimentos probióticos e prebióticos podem, também, aumentar o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, porque permitem que o organismo absorva melhor determinados nutrientes, como o cálcio, o magnésio e o ferro. Eles também são capazes de fortalecer o sistema imune, aumentando, entre outros, os níveis de anticorpos.

Fonte: Faculdade de Ciências Farmaceuticas da USP. Ano 3 N°9/ Fevereiro de 2010.

Um comentário:

Fabyo Rodrygues disse...

Bom dia! Siga meu blog também.
Vamos trocar conteúdos. Abraços.