segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sabor Forte na Salada

O molho para esta salada simples e colorida tem um sabor adocicado, que complementa perfeitamente a abobrinha levemente cozida, o atum, os tomates e a massa al dente. Sirva-a fria, mas sem levar à geladeira, ou prove-a quando ainda estiver quente. Aproveite o molho com minipães árabes para acompanhar. 

Ingredientes 
250 g de macarrão parafuso ou espiral, ou outros formatos 
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 
1 cebola, picada 
1 dente de alho, picado 
2 abobrinhas, cortadas em fatias finas 
2 colheres de chá de açúcar 
2 colheres de sopa de molho pesto vermelho 
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto ou branco 
2 colheres de sopa de alcaparras 
6 tomates, sem pele, cortados em fatias finas em forma de cunha 
1 lata de atum em salmoura, cerca de 200 g, escorrido e grosseiramente desfeito 
6 azeitonas pretas, sem caroço e cortadas ao meio salsa lisa fresca para decorar (opcional) 

Modo de fazer:
Cozinhe o macarrão em água fervente por 10 a 12 minutos, ou segundo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra bem, lave em água fria e escorra novamente muito bem.
Enquanto a massa cozinha, aqueça metade do azeite numa panela. Coloque a cebola e o alho, refogando-os por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o restante do azeite e as abobrinhas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 3 minutos.
Junte o açúcar, o pesto vermelho, o vinagre e as alcaparras às abobrinhas e à cebola. Aqueça por alguns segundos, mexendo até os ingredientes terem se combinado para formar um molho. Acrescente os tomates e transfira tudo para uma tigela e deixe esfriar. Acrescente o macarrão escorrido à tigela e, delicadamente, incorpore à mistura o atum e as azeitonas pretas.
Divida a salada entre 4 pratos ou transfira-a para uma saladeira grande. Sirva decorada com um pouco de salsa lisa, se desejar.

Porções: 4 
Preparo: 20-25 minutos, mais o tempo de esfriar.

Nenhum comentário: