segunda-feira, 9 de julho de 2012

Alimento Orgânico


O aroma e o sabor são mais acentuados e as cores mais vivas. Alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Para se obter um alimento verdadeiramente orgânico é necessário conhecimento, para que o agricultor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa oferecer ao consumidor alimentos que promovam não apenas sua saúde, mas também do planeta como um todo.
A manutenção da fauna nas propriedades produtoras também é levada em consideração. A lógica é simples: os organismos competem uns com os outros e o equilíbrio resultante também contribui para a diminuição do número de pragas e de doenças.

Mais qualidade

Foi publicado no Journal of Applied Nutrition (1993) pesquisa realizada durante 2 anos em Chicago, Estados Unidos, onde ficou comprovada a grande diferença entre o alimento orgânico e o alimento produzido de forma convencional. Foram analisadas várias amostras de maçã, batata, pêra, trigo e milho doce. Comprovou-se que os alimentos orgânicos possuem uma diferença acentuada no conteúdo de alguns minerais essenciais.
O artigo “Comparação da Qualidade Nutricional de frutas, hortaliças e grãos orgânicos e convencionais”, publicado no Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, relata que produtos orgânicos, em média, contém 29,3% mais magnésio, 27% mais vitamina C, 21% mais ferro, 13,6% mais fósforo, 26% mais cálcio, 11% mais cobre, 42% mais manganês, 9% mais potássio e 15% menos nitratos.
Em culturas como espinafre, alface, repolho e batatas, aqueles produtos vindos de agricultura orgânica apresentaram uma superioridade nutricional ainda maior.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Jorge Vailati do Instituto Biodinâmico , esta é a maior prova que, mesmo utilizando adubos químicos, não se garante um maior nível de nutriente aos produtos da agricultura convencional.
Este fato mostra a superioridade de um sistema orgânico, mais eficiente. A liberdade de crescimento e amadurecimento da planta, garante a nutrição de forma natural de acordo com as leis da natureza do reino vegetal.
Com relação à saúde pública, experimentos demonstraram que animais alimentados com produtos orgânicos apresentam melhor crescimento, saúde reprodutiva e recuperação.

Alguns bons motivos para você consumir orgânicos

• O valor nutricional do alimento orgânico é superior ao do alimento produzido de maneira convencional.
• Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1987, calculou em 1 milhão e 400 mil os novos casos de câncer provocados por pesticidas.
• Somos compostos por 2/3 de água. Pesticidas infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental Americana calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA.
• O solo tratado com substâncias químicas (sistema convencional) libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso. A agricultura no sistema orgânico pode eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

Agrotóxicos vêm causando infertilidade e câncer

A infertilidade humana tem relação direta com o uso de agrotóxicos, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Ao serem analisados espermogramas,o resultado sugere uma tendência de queda na quantidade e qualidade dos espermas dos homens e dos animais mamíferos.
Além de ter crescido o número de pessoas que fazem tratamento para fertilização também foi diagnosticado um número excessivo de crianças com má formação, doenças congênitas e abortos.
Outro alerta é com relação ao crescimento do índice de pessoas com câncer, relacionado ao uso de agrotóxicos, através da alimentação. “Não são só as pessoas que manipulam podem adquirir doenças causadas pelo uso de agrotóxico, mas toda a população”, afirma pesquisador da Fiocruz. Diversos tipos de câncer têm aumentado, como o de próstata, testículos, mama, ovário e tireóide.

Curiosidades brasileiras

• A preferência pelos orgânicos vem crescendo 30% ao ano.
• O Brasil está entre os 6 maiores produtores de orgânicos do mundo, somando 20 mil produtores.
• Há 16 certificações reconhecidas pelo Ministério da Agricultura.

Nenhum comentário: