sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cuidados ao se Alimentar na Praia

Viajar para curtir a praia e passar o dia na areia pode ser um perigo para a boa alimentação. Na hora da fome, as barraquinhas à beira mar oferecem uma grande variedade de comidas, mas nem todas devem ser consumidas nesse ambiente. Dependendo da escolha, é possível que problemas digestivos acabem com a alegria das férias. 
“É preciso evitar ao máximo frituras, como batata, pastel e camarão. Não é possível saber a procedência do óleo usado, que pode estar muito escuro, o que significa que pode estar repleto de uma substância química chamada acroleína, que faz mal ao organismo”, explica a nutricionista Vivian Goldberger, que lembra ainda os prejuízos do calor para outros alimentos. “As altas temperaturas dos dias de sol na praia também são fatores que podem criar problemas, já que fazem com que alimentos perecíveis estraguem com muita facilidade”. 
Para não passar por desconfortos e diarreias, a dica da especialista é optar por alimentos que durem mais tempo e sejam leves. De casa é possível levar frutas que sejam fáceis de consumir e que não necessitem de muito trabalho para descascar. Sanduíches naturais também são ótima opção, evitando usar cremes como a maionese, altamente perecível no calor. Tudo isso sempre embrulhado em sacolinhas térmicas. Se não der para levar e for preciso recorrer aos ambulantes, opte por uma espiga de milho, picolé de fruta ou açaí. 
Na hora de escolher a bebida também é preciso cuidado. “Evite batidas, caipirinhas e qualquer outra bebida alcoólica, porque elas desidratam o corpo. O açúcar ou o leite condensado usados no preparo também são perigosos, porque têm efeito fermentativo”, conta a nutricionista. 
Sempre que for curtir a praia nas férias, é bom se preparar. “Antes de sair de casa faça uma refeição leve, que alimente de maneira saudável. Isso vai fazer com que tenha mais tempo para curtir sem sentir fome. Aliado a todos esses cuidados, é importante se hidratar, bebendo água a cada meia hora”, finaliza.

Fonte: iTodas

Conquiste Pernas Torneadas com Caminhadas Regulares

Verão é temporada de shorts, saias e vestidos. Ou seja, é tempo de deixar as pernas de fora. E para mantê-las bonitas, é preciso fazer alguma atividade física que as deixem mais tonificadas. 
A falta de tempo não pode e não deve ser considerada uma desculpa! “Algumas mudanças na rotina diária fazem com que haja uma melhora significativa na saúde como, por exemplo, evitar a utilização de elevadores e escadas rolantes, tentar ir a pé ao trabalho ou deixar o carro em uma distância maior para fazer uma caminhada”, orienta o educador físico Rodolpho Súnica, do Spa Sorocaba. São pequenas mudanças que auxiliam a ter um estilo de vida mais ativo, trazem benefícios já comprovados para a saúde e, consequentemente, deixam seu corpo em forma.
Fazer caminhadas diárias é uma alternativa que ajuda a manter as pernas bonitas. O educador físico explica que o objetivo principal da caminhada não é tonificar a musculatura, mas sim melhorar o condicionamento cardiovascular. “Mas realizar a caminhada com regularidade, ou seja, pelo menos cinco vezes por semana, fará com que a musculatura das pernas fique mais tonificada”, afirma. 
Já os que querem optar pela corrida, precisam ter cuidado. “É importante dizer que não se deve começar a realizar corridas se o seu corpo não está preparado para tal atividade, isso pode trazer malefícios ao invés de benefícios”, explica Rodolpho. Ele esclarece que, enquanto algumas pessoas não estão preparadas para realizar a corrida, para outras a caminhada já não está sendo mais efetiva na melhora do condicionamento. “Isso é muito individual, pois depende do nível de condicionamento físico de cada um”, finaliza.

Fonte: iTodas