sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cuidados ao se Alimentar na Praia

Viajar para curtir a praia e passar o dia na areia pode ser um perigo para a boa alimentação. Na hora da fome, as barraquinhas à beira mar oferecem uma grande variedade de comidas, mas nem todas devem ser consumidas nesse ambiente. Dependendo da escolha, é possível que problemas digestivos acabem com a alegria das férias. 
“É preciso evitar ao máximo frituras, como batata, pastel e camarão. Não é possível saber a procedência do óleo usado, que pode estar muito escuro, o que significa que pode estar repleto de uma substância química chamada acroleína, que faz mal ao organismo”, explica a nutricionista Vivian Goldberger, que lembra ainda os prejuízos do calor para outros alimentos. “As altas temperaturas dos dias de sol na praia também são fatores que podem criar problemas, já que fazem com que alimentos perecíveis estraguem com muita facilidade”. 
Para não passar por desconfortos e diarreias, a dica da especialista é optar por alimentos que durem mais tempo e sejam leves. De casa é possível levar frutas que sejam fáceis de consumir e que não necessitem de muito trabalho para descascar. Sanduíches naturais também são ótima opção, evitando usar cremes como a maionese, altamente perecível no calor. Tudo isso sempre embrulhado em sacolinhas térmicas. Se não der para levar e for preciso recorrer aos ambulantes, opte por uma espiga de milho, picolé de fruta ou açaí. 
Na hora de escolher a bebida também é preciso cuidado. “Evite batidas, caipirinhas e qualquer outra bebida alcoólica, porque elas desidratam o corpo. O açúcar ou o leite condensado usados no preparo também são perigosos, porque têm efeito fermentativo”, conta a nutricionista. 
Sempre que for curtir a praia nas férias, é bom se preparar. “Antes de sair de casa faça uma refeição leve, que alimente de maneira saudável. Isso vai fazer com que tenha mais tempo para curtir sem sentir fome. Aliado a todos esses cuidados, é importante se hidratar, bebendo água a cada meia hora”, finaliza.

Fonte: iTodas

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