sexta-feira, 3 de maio de 2013

Torne sua salada mais atraente

Uma das maiores reclamações dos pais que trazem seus filhos ao meu consultório é: "esse menino não come salada nenhuma!" "Verdura? Só empurrando pela garganta!"
Ou seja, as crianças (e alguns adolescentes) não comem verduras e legumes. Mais por que? Principalmente quando na primeira infância essa mesma criança não rejeitava nada?
Acho que a resposta se encontra em algo simples: apresentação.
Quando vamos a um restaurante, seja ele self-service ou "a la carte", a apresentação de um prato ou alimento diz muito. Cor, aroma, textura, arranjo... tudo isso atrai os olhos, abre o apetite e nos faz querer aquele alimento.
Quem nunca se deparou com um pão de sal recém saído do forno e não teve vontade de comê-lo ali mesmo, com margarina, requeijão ou outra coisa? E a foto de um refrigerante, no calor, com a garrafa "suando"? E aquele hambúrguer da vitrine, não vai me dizer que não espera até hoje, ao abrir a caixinha que ele tenha o mesmo tamanho e aparência?
Com as saladas o princípio é o mesmo.
Se não damos a elas a devida apresentação, sim, é apenas "mato". Por isso, vou disponibilizar algumas imagens que possam inspirar você a montar sua salada, deixá-la digna de um chef, de postar no seu Facebook!

Sugestões
Escolha um dos ingredientes de cada opção da tabela e monte sua salada preferida:

Sempre:
Hortaliças de tons variados: alface, rúcula, agrião, repolho.
Legumes: tomate, brócolis, couve flor, cenoura, beterraba, abobrinha, chuchu, vagem...

1 opção de carboidrato:
Tubérculos (batata, mandioquinha), milho, quinoa, croutons, macarrão, arroz integral ou torrada integral.
OU
Frutas: uva-passa, damasco, ameixa seca, abacaxi, maçã, pera, manga, melão. (As frutas também possuem certo teor de carboidrato que vem da frutose - açúcar da fruta).

1 opção de proteína
Atum, salmão, filé de frango, ovos*, peito de peru*, queijos brancos*, ricota*, kani* (*estes alimentos por terem menor teor calórico e protéico podem ser combinados entre si, por exemplo: peito de peru + ovo ou peito de peru + ricota).
OU
Grãos: ervilha, soja, grão-de-bico, feijão branco, lentilha. (Os grãos também oferecem um bom teor de proteínas).

1 opção de gordura
Castanha-do-pará, nozes, amêndoas, semente de linhaça.

Evite ao máximo
Bacon, batata palha, queijos amarelos (cheddar, gorgonzola, parmesão), molhos cremosos, maionese, frituras, presunto, tomate seco.


Um grande abraço.







Um comentário:

Amilcar Maltez disse...

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090406054718AA1iaZH