terça-feira, 28 de outubro de 2014

Alimentos Energéticos

Os alimentos energéticos são aqueles que nos fornece energia e disposição para realizar as tarefas diárias, esses alimentos são muito úteis para combater a fadiga e o cansaço físico. Conheça os alimentos que irão recarregar as suas energias!

Os alimentos energéticos nos fornecem energia e disposição para realização de nossas tarefas diárias, esses alimentos ajudam a combater a fadiga e o cansaço físico. Descubra quais são os alimentos que irão recarregar as suas energias!

Os alimentos energéticos são fonte de carboidratos complexos que são digeridos e absorvidos lentamente, fornecendo por mais tempo energia para o corpo.

Porém alguns desses alimentos são extremamente gordurosos e ricos em carboidrato, como sabemos alimentos, gordurosos e com muitos carboidratos não são recomendados em nenhuma dieta, então a melhor opção é procurar por alimentos energéticos que possam ser usados na sua dieta. Afinal precisamos de energia para viver com mais disposição.

Conheça os Alimentos Energéticos

Para nossa felicidade existem alimentos energéticos de baixa caloria e que podem ser consumidos durante a dieta, porque possuem alto teor proteico, são eles:

Sardinha este é um excelente alimento que além de proteínas é rico em gorduras poli-insaturadas e ômega 3, sua composição nutricional ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, aumenta o colesterol bom, reduz a pressão arterial, torna o sangue mais fluido.

Atum e Salmão fazem parte desse grupo energético.

Frango de fácildigestão e altamente proteica essa carne é o carro chefe da maioria das dietas, a carne de frango é altamente nutritiva e rica em vitaminas do complexo B, rica em Ferro, fosforo e aminoácidos essenciais. O composto nutricional da carne de frango é essencial para o metabolismo celular e suas vitaminas são fundamentais para a manutenção dos órgãos internos especialmente o estômago, fígado e intestino.

Leite possui alto teor de cálcio essencial na formação e manutenção dos dentes e ossos durante a infância. Este alimento além de nutritivo previne e combate a perda de massa óssea prevenindo assim doenças como a osteoporose e diminuindo o risco de fraturas. O leite possui ainda vitaminas do complexo B, vitamina D e triptofano que confere ao leite a ação calmante, por isso é recomendado beber leite antes de dormir para induzir o sono.

Tofu é rico em isoflavona já que é feito através da sojaele ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos além de combater a osteoporose e os sintomas da menopausa. O tofu é fonte de proteínas e minerais, é um alimento versátil que pode ser combinado com diversos pratos.

Ovos será que existe alimento mais versátil do que esse? Os ovos podem ser usados para preparar inúmeros tipos de refeições ou consumidos puros eles são deliciosos e cheios de vitaminas e nutrientes importantes para nosso corpo. O ovo uma grande fonte de proteína, ajuda a emagrecer, reduz a ansiedade, melhora a imunidade, melhora a memória e concentração, controla a pressão arterial, combate a anemia, nutre os músculos e muitos outros benefícios.

Aspargo tem baixo valor calórico e alto valor nutricional é rico em vitaminas A, vitaminas do complexo B, ácido fólico e betacaroteno é digestivo e diurético.

Abóbora um poderoso antioxidante é muito nutritiva e rende deliciosos pratos. Em sua composição podemos encontrar muitas proteínas, carboidrato baixo índice de gordura e muitas vitaminas e minerais como vitaminas A, C, E ferro, potássio, cálcio, magnésio, etc. Além disso, a abóbora é fonte de água e fibras.

Rabanete é rico em fibras, polátio e minerais pode ser usado tranquilamente por quem faz dieta porque possui pouquíssimas calorias. Ele contém uma enzima chamada diatase que ajuda na digestão de amido.

Banana altamente nutritiva e energética com um sabor delicioso esta fruta é uma grande aliada de atletas e esportistas possui alta concentração potássio, vitamina B6, magnésio e fibras.

Abacaxi possui uma extensa lista de nutrientes e benefícios, é digestivo e auxiliar nos processos inflamatórios. Rico em fibras solúveis e desintoxicante do organismo.

Batata doce um carboidrato do bem, indispensável para quem realiza atividades físicas de moderada a pesada. Possui baixo índice glicêmico, aumenta a saciedade, possui vitamina A, C, cálcio e potássio.

Rabanete, berinjela, couve, tomate, cenoura, Arroz, batatas, ervilhas, lentilhas, pão integral, maça, kiwi, laranja, também são alimentos energéticos.

Agora que já conhece as propriedades desses alimentos inclua-os em sua dieta respeitando cada fase e tenha mais disposição.

Quais desses alimentos energéticos você mais gosta?

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