sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cirurgia Bariátrica Aumenta o Risco de Fortes Dores de Cabeça

A cirurgia bariátrica pode ser um fator de risco para uma doença que causa fortes dores de cabeça, de acordo com um estudo publicado na Neurology, o jornal da Academia Americana de Neurologia. 

No estudo, a cirurgia de bypass gástrico e a cirurgia de banda gástrica foram associadas com posterior desenvolvimento de uma condição chamada hipotensão intracraniana espontânea (HIE) em uma pequena porcentagem de pessoas, que é frequentemente causada por um vazamento do líquido cefalorraquidiano (LCR) para fora do canal vertebral. O vazamento provoca baixa pressão do fluido vertebral, provocando dores de cabeça repentinas na posição vertical, que são aliviados quando deitado. Outros sintomas incluem náuseas, vômitos, rigidez no pescoço e dificuldade de concentração. 

Os pesquisadores compararam um grupo de 338 pessoas com HIE a um grupo controle de 245 pessoas com aneurismas intracranianos (AI). Um total de 11 das 338 pessoas do grupo HIE (3,3%), já tinha realizado a cirurgia bariátrica, em comparação com duas das 245 pessoas do grupo AI (0,8%). 

Os autores afirmam que o peso corporal desempenha um papel importante na pressão LCR. A pessoa típica com HIE tem uma compleição alta e magra, enquanto que a obesidade é um fator de risco para a hipertensão intracraniana, ou seja, alta pressão do LCR. "Enquanto mais pesquisas são necessárias para entender a relação entre o peso corporal e a pressão da coluna vertebral, é possível que a perda de tecido adiposo pode revelar uma susceptibilidade à hipotensão intracraniana espontânea", concluem os autores. 

Das 11 pessoas com cirurgia bariátrica e HIE, nove não apresentaram mais sintomas após o tratamento. Os sintomas iniciaram a partir de três meses a 20 anos após a cirurgia bariátrica, e os participantes tinham perdido uma média de 116 quilos durante esse tempo.

Autor(a): Alweyd Tesser
Fonte: Nutritotal

Nenhum comentário: