quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dicas para uma Páscoa saudável

Tradicionalmente algumas pessoas deixam de consumir carnes em geral, e sim, peixes. É uma ótima opção, por ser uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.

Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo. São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras - diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade - como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc).

Assim, seguem mais algumas dicas para que sua Páscoa seja excelente.

1. Apesar de faltarem poucos dias, intensifique as atividades físicas nesta semana. Dedique mais alguns minutinhos extras caminhando, ou pedalando ou dançando ou mesmo subindo escadas. Queimar um pouco mais de calorias, para ganhar no final de semana aquele presente que é o chocolate.

2. Alimente-se mais vezes durante o dia, para não sentir fome e ter a desculpa de comer pouco para poder comer chocolate. Comer várias vezes ao dia faz com que o indivíduo perca o apetite e a voracidade de comer doces em geral, perdendo peso e não ganhando.

3. Procure oferecer presentes a amigos e familiares na forma de lembranças sem chocolate, como flores, enfeites, livros, DVDs e CDs. É mais saudável e menos calórico, principalmente aos amigos que sabiamente estão fazendo dieta hipocalórica.

4. NÃO COMA TODO O CHOCOLATE DE UMA VEZ. Fracione a quantia. Coma um pouco depois do almoço e depois do jantar e não entre as refeições. Pois como já dito, temos que enganar a fome, comendo alimentos saudáveis.

5. No almoço de domingo, inicie com uma salada com verdes e tomate, legumes e verdura. Procure fazer um peixe ou frango grelhado ou assado, com arroz integral. E de sobremesa... um pouco de chocolate, pois ninguém é de ferro!


E, abaixo, algumas receitas para fazer desta uma Páscoa sem culpa:


Ovinhos de Gelatina

Ingredientes:
Pacotes de gelatina
Água mineral
Cascas de ovos de galinha
Óleo

Preparo: Lave os ovos sob água corrente. Enxugue-os delicadamente. Com uma faca, faça um furo na base de cada ovo. Aumente o buraco girando a ponta da faca até que ele alcance um centímetro de diâmetro. Retire a clara e a gema do ovo pelo orifício. Lave a casca dos ovos, para retirar o cheiro. Ligue o forno em temperatura baixa (150 graus). Coloque as cascas numa assadeira e leve-as ao forno pré-aquecido por cerca de dez minutos. Retire do forno e reserve. 
Prepare a gelatina colorida conforme as instruções da embalagem. Segure a casca de ovo com uma das mãos e acrescente a gelatina líquida com a ajuda de um pequeno funil ou uma jarrinha. Acrescente a gelatina até encher completamente o interior da casca do ovo. Coloque os ovos numa caixa, com o orifício voltado para cima. Leve os ovinhos à geladeira e deixe-os por cerca de quatro horas ou até que a gelatina esteja completamente dura. Retire da geladeira no momento de servir.

Amendoim Doce em Ovinhos

Ingredientes:
2 xícaras de amendoim torrado
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
Ovos de galinha
2 colheres de sobremesa de chocolate em pó
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Preparo: Ligue o forno em temperatura média (180C). Numa panela grande, coloque todos os ingredientes juntos e misture. Leve ao fogo médio e mexa de vez em quando. Quando começar a açucarar, mexa vigorosamente até secar bem. Vire tudo numa assadeira e leve ao forno por dez minutos (até que sequem e fiquem crocantes). Prepare os ovos da mesma forma da receita anterior. Faça um buraco maior na base do ovo e coloque o amendoim dentro. Você pode decorá-los antes com guache. Mas deixe secar antes de colocar o amendoim.

Trufas de Batata-Doce

Ingredientes:
600g de purê de batata-doce
150g de cacau
1 caixa de chá de gengibre ralado
150 gramas de açúcar
1 colher de sopa de manteiga vegetal
50g de chocolate em pó

Modo de preparo: Coloque o purê de batata-doce em uma panela e misture com o açúcar, a manteiga amolecida, o gengibre e o cacau. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, até ficar em ponto de bala. Coloque numa travessa e deixe arrefecer. Retire pedaços de massa, molde bolinhas pequenas e envolva-as no chocolate em pó. Leve à geladeira por algumas horas e estará pronto para servir.

Nenhum comentário: