terça-feira, 7 de junho de 2016

"O inverno esta chegando" (The Winter is Coming)

E, junto à estação mais fria do ano, uma fartura de alimentos bem peculiares à época nos convida a incrementar pratos e elaborar novas opções às dietas cotidianas. 
O Inverno Está Chegando...
No âmbito da alimentação saudável, esse período é propício principalmente às diversas frutas e legumes, fontes de nutrientes imprescindíveis ao bom funcionamento do nosso organismo.

É mais do que sabido que corpo humano funciona em constante sincronicidade com a natureza e suas respectivas estações. Para garantir o bom funcionamento do nosso corpo é importante que conheçamos as épocas naturais de colheita de cada alimento. Cada um deles representam maior plenitude nas suas propriedades nutricionais, como a função de provocar a sustentação da vitalidade dos órgãos, como explica a nutricionista Caroline Codonho:

"Os alimentos da estação são mais nutritivos sempre, e segundo a medicina antroposófica, de acordo com a época do ano são os alimentos mais importantes para a nossa saúde. Os alimentos que estão na safra também são importantes pelas questões de sabor e, claro, preço, por estarem naturalmente em seus períodos de colheita".

Alguns estudos apontam que durante o inverno, por causa da temperatura baixa, alguns sistemas do nosso corpo ficam mais fragilizados, como, por exemplo, os rins, a bexiga, além dos ossos e dentes. Durante o período, os rins estão menos ativos, em relação ao seu tempo de parada e renovação e, para fortalecê-los, o consumo dos alimentos típicos da região fará um trabalho mais adaptado ao organismo.


FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES DO INVERNO

Entre as frutas, há várias opções ricas em vitamina C a pleno fulgor no inverno, como laranja lima, laranja pera, mexerica e morango. Carambola, kiwi e mamão formosa também são típicas da estação. 

Entre os legumes, os destaques vão para abóbora, batata-doce, cará, cogumelo, ervilha comum, ervilha torta, inhame, mandioca, mandioquinha e pimentão vermelho. Já no grupo das verduras, temos alho-porró, brócolis, couve, couve-flor, espinafre e palmito. Esta também é a época de agrião, chicória, mostarda e rúcula.

ALIMENTOS PARA SE COMER NO INVERNO


Morango

Por seu baixo teor de calorias, é muito boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece a parede dos vasos sanguíneos.

Laranja lima

Rica em vitamina c, essa fruta tem muitos antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias. Ela também é indicada para controle do colesterol, para regular o intestino e para melhorar o sistema circulatório. É especialmente recomendada para gestantes e crianças.

Pera

Rica em fibras, essa fruta é de fácil digestão. Além disso, é indicada pra quem quer emagrecer porque ajuda a reduzir o apetite, especialmente quando consumida antes das refeições. Pelo seu baixo índice glicêmico, ela também favorece o combate da diabetes, pois é das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue.

Berinjela

Alimento de baixa energia, 100 gramas do seu consumo representa cerca de 30 calorias. É rica em tripsina, que ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, é uma rica fonte em fibras que faz com que ocorra uma redução do risco de câncer de cólon.

Batata-doce

Os principais benefícios da batata-doce são fornecer energia com carboidratos saudáveis e sem elevar muito o açúcar no sangue e por isso é uma excelente opção para quem malha e, em pequenas quantidades, para quem está fazendo dieta.

Palmito

É um excelente alimento para a manutenção da saúde óssea e para auxiliar no processo de crescimento das crianças, além de atuar no sistema imunológico e diminuir a retenção de líquidos.

Inhame

É uma boa fonte de vitamina B6, nutriente necessário para ajudar a quebrar a homocisteína, um aminoácido que pode danificar diretamente as paredes dos vasos sanguíneos. A ingestão adequada desse alimento reduz o risco de doença cardíaca.

Espinafre

O espinafre como um dos melhores alimentos verdes que podem ser consumidos no inverno, pois eles são cheios de anti-oxidantes.

Uma vez que eles são uma boa fonte de ferro, eles são conhecidos por aumentar o nível de hemoglobina, ajudando assim a manter o corpo aquecido.
Pode ser adicionado à saladas ou consumido sob a forma de sopas quentes também.

Aipo

Quase um 95% do aipo é água, pelo qual, quando comido, irá dar maior sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos do que come normalmente; ideal para a sua dieta.
O consumo de aipo também irá lhe aportar grandes quantidades de fibras, ajudando ao trânsito digestivo e a manter os níveis de colesterol dentro do normal. Ele também contém bastante vitamina C, pelo qual é bom para doenças infecciosas.
As folhas do aipo são consideradas como sustâncias tônicas estimulantes, carminativas, diuréticas e capazes de eliminar a febre. São bebidas como infusão para melhorar a micção e as raízes são cozidas para tratar a gota e o reumatismo entre outras doenças.
Mas, um dos maiores benefícios do aipo é para todos aqueles que procuram perder peso; um copo de suco de aipo pelas manhãs é ideal para controlar o apetite, e também é um diurético leve que serve para casos de retenção de líquidos.


Peixes (Anchova)

A anchova é mais recomendável, especialmente para as crianças. É importante comer peixe no inverno, pois contém vitamina D. esta vitamina estimula a produção de serotonina no organismo, o que consequentemente, melhora nosso humor e ajuda a combater a depressão.
Protege:
O coração: os ácidos graxos são fundamentais para a redução dos níveis de colesterol ruim do seu organismo, evitando assim futuros problemas cardiovasculares. Além disso, assim como outros peixes, a anchova também é muito rica em ômega 3
Os olhos: a vitamina A funciona manutenção da boa saúde dos olhos, elas cuidam para evitar doenças oculares como a catarata e a degeneração macular
A pele, os ossos e dentes: as vitaminas A, E, D e o cálcio são fontes primárias para o fortalecimento dos ossos e dentes e ainda previnem doenças da pele, além de nutri-la e melhorar seu aspecto.

Promove a renovação celular: as proteínas são fundamentais para fornecer energia para o corpo e de quebra auxilia na renovação celular, muito importante principalmente para quem pratica exercícios


Ajuda na dieta de perda de peso: por ter pouquíssimas calorias, a anchova é muito indicada para quem está de dietas, pois substitui outras fontes proteínas mais calóricas e dessa forma ajuda a manter uma alimentação mais equilibrada




O chocolate geralmente não é considerado um alimento muito saudável. No entanto, isto não é verdade, pelo contrário ele tem muitas propriedades que o nosso corpo necessita. O melhor chocolate é o amargo sem leite, que tem uma grande quantidade de antioxidantes.

Para agendar:
(24)3365-5739 (ANGRA DOS REIS)/ 3371-2198 (PARATY)
(24) 99877-1248
(24) 99295-8194 (WhatsApp)

Nenhum comentário: